27 de maio de 2022
Cidades

Eleição para diretores de escolas públicas estaduais será realizada nesta terça-feira, 24

Será realizada nesta terça-feira (24) a eleição para diretores de escolas públicas da rede estadual de ensino. A escolha dos diretores das 1.029 mil escolas regulares e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) será feita por professores, servidores administrativos, estudantes e pais de alunos.

A votação será direta, secreta e facultativa no período normal das atividades, das 7h30 às 21h. O quórum mínimo de funcionários e alunos necessário é de 50%. Já para votação de pais e responsáveis de alunos é de 20%. Apenas as escolas conveniadas e de ensino especial não participarão das eleições.

Continua após a publicidade

Para concorrer a uma vaga de diretor, o servidor efetivo deve ser da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), fazer um curso de capacitação e ser aprovado. “Os interessados em disputar a eleição [este ano] fizeram o curso de capacitação financeira, administrativa, pedagógica e relacional”, afirma a secretária da Seduce, Raquel Teixeira.

Os interessados também devem apresentar propostas de gestão relacionadas à infraestrutura da escola, formas de aprendizagem e gestão pedagógica. Após a realização da votação, os candidatos deverão fazer a adesão e conclusão do Curso de Aperfeiçoamento para Gestores de Educação Pública, disponibilizado pela Seduce.

A solenidade de posse dos novos diretores será realizada em 3 de março, às 10h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON).

Continua após a publicidade

Leia mais sobre:
Cidades