14 de junho de 2024
Boa notícia

Einstein recebe coração e Faustão é submetido a transplante neste domingo (28)

Cirurgia já foi realizada no início da tarde e durou cerca de 2h30, segundo boletim médico divulgado pelo hospital
Foto: Zé Paulo Cardeal / TV Globo / divulgação
Foto: Zé Paulo Cardeal / TV Globo / divulgação

O apresentador Fausto Silva, o Faustão, de 73 anos foi submetido a um transplante de coração neste domingo (27). O órgão que o comunicador aguardava chegou ao Hospital Albert Einstein e a cirurgia foi realizada no início da tarde.

Em nota, o hospital informou ter sido acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo no início da madrugada. Segundo o texto, o procedimento durou cerca de 2h30 e foi realizado com sucesso. Faustão foi acompanhado pela equipe formada pelos médicos Fernando Bacal, cardiologista, e Miguel Cendoroglo Neto, diretor médico e de serviços hospitalares.

De acordo com o boletim, o apresentador permanece na UTI. “As próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”, diz o comunicado.

Fausto Silva está internado desde o dia 5 de agosto para tratamento de uma insuficiência cardíaca. No último domingo (20), o Einstein divulgou a informação de que ele foi incluído na fila única de transplantes que é “regida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e que leva em consideração, para definição da priorização, o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso”.

Leia o boletim divulgado após o transplante cardíaco de Faustão na íntegra a seguir:

São Paulo, 27 de agosto de 2023 – Na tarde deste domingo, o paciente Fausto Silva passou por cirurgia para transplante de coração, no Hospital Israelita Albert Einstein, onde está internado desde 05 de agosto.

O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30.

O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição.

* Com informações da Folha de S. Paulo.


Leia mais sobre: / / / / Variedades

Vinicius Martins

Jornalista por formação com MBA em Marketing e Estratégia Digital.