24 de maio de 2022
Aparecida de Goiânia

Drive-thru da Cidade Administrativa volta a fazer testes de covid em Aparecida de Goiânia

Drive-thru volta a oferecer testes de covid. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Aparecida)
Drive-thru volta a oferecer testes de covid. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Aparecida)

O drive-thru da Cidade Administrativa funcionará, novamente, como ponto de testagem para diagnóstico da covid-19 a partir desta quarta-feira (26). No local, assim como nos outros dois drives, o exame é feito por agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Pessoas com sintomas de covid ou que tenham tido contato com caso confirmado da doença já podem agendar o teste no novo local. As vagas foram liberadas na tarde de terça-feira (25). O drive da Cidade Administrativa tem capacidade para realizar 800 testes por dia.

A reabertura do drive da Cidade Administrativa para testagem ocorre em meio à alta de casos de infecção pelo coronavírus. Com isso, há muita procura nos postos de saúde, que ficam sobrecarregados.

Continua após a publicidade

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Aparecida de Goiânia já fez 446.864 exames desse tipo. O número representa 56% de todos os testes RT-PCR realizados no estado de Goiás, já que segundo o portal da Secretaria Estadual de Saúde (SES), houve 795.822 testes de RT-PCR.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, explica que a demanda por testes aumentou em janeiro deste ano e que por isso a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está retomando a oferta de exames RT-PCR no drive da Cidade Administrativa: “Na primeira semana de janeiro realizamos 6.005 testes RT-PCR. Na segunda semana, como a demanda aumentou, o número saltou para 9.349 e na última semana fizemos 15.303, uma média de mais de dois mil por dia. É um número bastante alto e que exige mais infraestrutura da nossa pasta”.

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, lembra que até o último sábado (22), o drive da Cidade Administrativa estava ofertando vacinação, mas como a imunização contra a covid-19 já está disponível em 36 postos da cidade, a SMS fez o remanejamento.

Continua após a publicidade

“Continuamos com a vacinação em 35 UBS’s e na Central de Imunização, localizada no Centro de Aparecida. Esses locais acomodaram a demanda que existia no drive. Percebemos que após a vacinação contra a Covid ser ampliada para todas as salas de Imunização da cidade, a procura pelo serviço no drive-thru diminuiu. Por outro lado, a demanda por testagem aumentou e então, a partir de amanhã, o local passa a ser posto de coleta de RT-PCR”.

Como fazer o teste

Em Aparecida, os testes RT-PCR são realizados em dez postos espalhados pela cidade, sendo 7 UBS’s e três drive-thrus. Em todos os locais, o exame é realizado mediante agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida ou pelo 0800-646-1590, bem como por encaminhamento médico.

O exame padrão ouro está disponível, de segunda a sexta, nas UBS’s Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro e nos drives do Centro de Especialidades, Hospital Garavelo e da Cidade Administrativa, das 8 às 16 horas. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e hospitais da cidade, o teste é feito somente em pacientes internados.

Os resultados do RT-PCR ficam prontos entre 24h e 48h, dependendo da demanda, e as pessoas testadas recebem um protocolo para verificar o laudo do exame no site do laboratório. Quem testa positivo para a Covid-19 é orientado e monitorado pela equipe da Telemedicina da SMS. Ao todo, Aparecida já realizou 445.900 testes padrão ouro.