30 de maio de 2024
Destaque

Dona Iris defende mudança de nome do aeroporto de Goiânia para Iris Rezende

Novas rotas terão destino para novas rotas para o Nordeste com destino a Fortaleza, Maceió, Natal e João Pessoa (Foto divulgação).
Novas rotas terão destino para novas rotas para o Nordeste com destino a Fortaleza, Maceió, Natal e João Pessoa (Foto divulgação).

A ex-deputada federal Dona Iris de Araújo, viúva do ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás Iris Rezende, usou suas redes sociais nesta quinta-feira (9) e fez uma publicação defendendo a troca de nome do aeroporto Santa Genoveva para o nome de Iris. O projeto para alteração foi aprovado no Senado.

“Em cada lugar da cidade de Goiânia encontramos obras feitas pelo Iris. Fico pensando que homenagem justa e maravilhosa nominar o aeroporto com seu nome. Entrada e saída da cidade por quem ele tanto fez”, escreveu Dona Iris no Twitter.

Senador está determinado em manter a homenagem a Iris Rezende

O senador da República, Luiz Carlos do Carmo, do MDB, está irredutível com relação ao projeto de sua autoria e já está aprovado no Senado Federal que altera o nome do Aeroporto Santa Genoveva para Aeroporto Iris Rezende Machado. A homenagem, se depender dele, será mantida, mas ele ressalta, “Agora está sob a responsabilidade da Câmara”, disse ao Diário de Goiás, nesta terça-feira (07/12).

Leia também: Determinado em manter homenagem a Iris Rezende, Luiz do Carmo diz que respeita manifestações contrárias

Ainda nesta terça-feira (7), o arcebispo Dom Washington Cruz divulgou um vídeo clamando para que tanto o governador Ronaldo Caiado (DEM) como os deputados federais interviessem para que o nome do aeroporto não seja alterado.

“Todos sabemos que o doutor Altamiro Moura Pacheco só faria a doação para construção do aeroporto se ele se chamasse Santa Genoveva para homenagear sua homônima mãe, além é claro de nos trazer a memória a cidade exuberante e charmosa onde o pai da aviação Alberto Santos Dumont inaugurou o primeiro voo do planeta”, introduziu o vídeo destacando a biografia de Santa Genoveva, a primeira. 

Logo em seguida, Dom Washington Cruz conclama que o nome não seja mudado. “Para preservar a nossa cultura, espero que ninguém tire o belíssimo e histórico nome Santa Genoveva,  sem o qual o nosso aeroporto não seria construído naquele lugar”, pontua.

Ele ainda destaca que  a mãe de Iris também era indiretamente homenageada – chamava-se Genoveva Rezende Machado. “É louvável que façamos uma prece para a mãe do doutor Altamiro de Moura Pacheco, e para outra Genoveva, cujo filho, é uma das figuras mais queridas da nossa cidade e do nosso estado, o prefeito Iris Rezende”, rememorou. “Por esses motivos, peço ao senhor governador Ronaldo Caiado, aos senadores e deputados federais, que lutem para que o nome Aeroporto Internacional Santa Genoveva permaneça inalterado”, conclamou.

No final do mês passado,  a publicação de uma carta da União dos Juristas Católicos de Goiânia (UJCG) que fazia coro à família do Dr. Altamiro Moura Pacheco também deu novo tom à briga quase santa. 

Em uma publicação contundente que enaltece a memória de Iris Rezende e reconhece sua grandeza para a população goiana, a associação questiona os tempos gastos pelos vereadores na tramitação de projetos que rendem homenagens ao ex-prefeito e ex-governador de Goiás.

“Com tantos projetos importantes para serem discutidos na Câmara dos Vereadores de Goiânia – a exemplo do novo Plano Diretor, que foi gestado no governo Iris Rezende – a pauta é paralisada para renomear com o nome do ex-prefeito ruas e praças já tradicionais da Capital Goiana”, pontua. Os juristas ainda questionam a mudança do nome do Aeroporto de Goiânia em tramitação recorde no Congresso Nacional. “Qual o benefício público terá o povo com a mudança do nome do aeroporto Santa Genoveva para aeroporto Iris Rezende? Por acaso com a mudança também virão investimentos do Governo Federal?”, indaga.

Leia também:


Leia mais sobre: / / / Destaque / Goiânia

Leonardo Calazenço

Jornalista - repórter de cidades, política, economia e o que mais vier! Apaixonado por comunicação e por levar a notícia de forma clara, objetiva e transparente.