14 de junho de 2024
Fim da greve

Docentes da UFG decidem pelo encerramento da greve; aulas retornam segunda (3)

O encerramento da greve foi decidido por meio de plebiscito eletrônico com 820 votos pelo fim da paralisação, 720 votos contra e 9 abstenções
Reitoria recomendou que as aulas suspensas durante a greve, sejam retomadas na próxima segunda-feira (3). (Foto: Divulgação).
Reitoria recomendou que as aulas suspensas durante a greve, sejam retomadas na próxima segunda-feira (3). (Foto: Divulgação).

Em ofício protocolado nesta segunda-feira (27), a Diretoria do Adufg-Sindicato informou que comunicou à Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) sobre a decisão dos docentes pelo encerramento da greve da categoria iniciada no último dia 7 de maio. O encerramento da greve foi decidido por meio de plebiscito eletrônico com 820 votos pelo fim da paralisação, 720 votos contra e 9 abstenções.

Após o anúncio, a Reitoria recomendou que as aulas da graduação, pós-graduação e Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) suspensas durante a greve, sejam retomadas na próxima segunda-feira (3). A UFG entende que este prazo contemplará estudantes e docentes a realizar um retorno planejadamente e que atenda às necessidades individuais, especialmente por conta do feriado e ponto facultativo, já previstos no calendário acadêmico, para os dias 30 e 31 de maio.

Em comunicado interno, a universidade informou que irá estudar a forma de reposição de aulas e a comissão do calendário acadêmico vai apresentar, em breve, uma proposta.

Confira nota da UFG na íntegra:

“A Universidade Federal de Goiás recebeu nesta segunda-feira (27/5) documento do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) informando sobre a finalização da greve de docentes, iniciada no último dia 7 de maio.

Zelando pelo atendimento das especificidades das diversas atividades relacionadas ao ensino na UFG, a necessidade de adequação do espaço físico para o retorno da comunidade acadêmica e o fato de que muitos estudantes retornaram para as suas cidades natais, a Reitoria recomenda que as aulas da graduação, pós-graduação e Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae), suspensas durante a greve, sejam retomadas na próxima segunda-feira (3/6).

A UFG entende que este prazo contemplará estudantes e docentes a realizar um retorno de forma planejada e que atenda as necessidades individuais, especialmente por conta do feriado e ponto facultativo, que já estavam previstos no calendário acadêmico, para os dias 30 e 31 de maio.

As Pró-Reitorias de Graduação (Prograd) e Pós-Graduação (PRPG) já estão em contato com as coordenações dos cursos de graduação e pós-graduação, visando avaliar as condições de retomada e construir as orientações para a continuidade das aulas presenciais dos estudantes.”


Leia mais sobre: / / Cidades / Educação / Goiânia

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019