16 de abril de 2024
Política

Disputa por espaços na mesa diretora movimentam PSDB e PMDB na Alego

 Posse dos novos deputados será no domingo, 1, as 14 horas. Eleição será no mesmo dia

No domingo será realizada a eleição para a mesa diretora da assembleia legislativa do estado de Goiás. A disputa pela presidência que já contou como 4 nomes, Hélio de Souza (DEM), José Vitti (PSDB), Francisco de Oliveira (PHS) e Lincoln Tejota  (PSD), afunilou e o atual presidente Hélio de Souza vai ser reconduzido ao cargo.

Os espaços dos partidos na mesa diretora foram divididos e nesta semana começaram a surgir algumas disputas dentro das agremiações.

O PSDB que vai ocupar duas vagas na mesa, a primeira vice-presidência e a segunda secretaria tem a disputa pelo cargo de vice. Primeiramente destinado ao deputado eleito Mané de Oliveira, surgiu nos últimos dias a vontade de Nédio Leite que iria ocupar a segunda secretaria de disputa no voto o cargo. O futuro líder do governo, deputado José Vitti tem dito que a situação entre Mané de Oliveira e Nédio não é fácil de ser resolvida uma vez que todos tem o direito de lançar candidatura.

Outra disputa iniciado essa semana foi pela segunda vice-presidênncia destinada ao PSD, o deputado Lincoln Tejota era o nome natural após retirar a candidatura a presidente, mas o deputado eleito Virmondes Cruvinel anunciou que seria e candidato a vaga do partido e começou a articular com os deputados eleitos para o primeiro mandato, mas no partido se espera que ainda hoje ele anuncie a saída da disputa e o apoio ao deputado Tejota que tem o apoio da direção partidária.

Um ponto de tensão surgiu também na oposição, o PMDB tem direito a indicar o nome para a quarta secretaria todos esperavam pela indicação do deputado Paulo Cézar Martins, mas essa semana o deputado abandonou uma reunião da bancada e anunciou que será candidato e deve enfrentar o deputado Adib Elias no plenário.  Pela taxa de rejeição de Adib e a proximidade de Paulo Cezar dos deputados mais antigos e da base do governo é esperado que ele derrote o ex-prefeito de Catalão. 

A primeira secretaria vai ficar com o PTB que indicou para o cargo o deputado Henrique Arantes. O PT ficou com a terceira secretaria e indiciou o nome do deputado Humberto Aidar para o cargo.

Composição da Mesa Diretora:

Presidente: Hélio de Souza (DEM)

1º Vice-Presidente:  Mané de Oliveira ou Nédio Leite  (PSDB)

2º Vice-presidente:  Lincoln Tejota  (PSD)

1º Secretário: Henrique Arantes (PTB)

2º Secretario: Nédio Leite  (PSDB)

3º Secretario: Humberto Aidar  (PT)

4º Secretario Paulo Cézar Martins ou Adib Elias (PMDB)


Leia mais sobre: Política