30 de maio de 2024
Deixou cargo

Dias após polêmicas, é revelado que diretor jurídico que representava o X no Brasil pediu renuncia

Decisão veio logo após Alexandre de Moraes incluir o empresário Elon Musk como um dos investigados no inquérito das Milícias Digitais
Após assumir o X (antigo Twitter) Elon Musk coleciona ainda mais polêmicas. (Foto: reprodução)
Após assumir o X (antigo Twitter) Elon Musk coleciona ainda mais polêmicas. (Foto: reprodução)

O advogado e diretor Jurídico do X (Twitter) no Brasil, Diego de Lima Gualda, formalizou sua renúncia ao cargo, conforme comunicado enviado à Junta Comercial de São Paulo (Jucesp) na segunda-feira (8). Em seus registros na Jucesp, Gualda estava listado como administrador e representante da plataforma.

Em sua conta no LinkedIn, uma plataforma digital de networking profissional, Gualda detalha sua experiência como diretor jurídico da empresa responsável pela rede social X no Brasil, indicando que ocupou o cargo de junho de 2021 até abril deste ano, quando encerrou suas atividades na função.

A decisão de renúncia de Gualda foi tomada logo após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, incluir o empresário Elon Musk, proprietário do X, como um dos investigados no inquérito das Milícias Digitais (Inq. 4874). Esta medida visa investigar a suposta manipulação criminosa da plataforma X.

Moraes, além disso, determinou a abertura de um “inquérito por prevenção” para investigar as ações de Musk, especialmente após o empresário anunciar a intenção de restabelecer as contas de usuários do X suspensas por ordens judiciais brasileiras – uma ação que o ministro considera como possível obstrução da justiça e incitação ao crime.

Em outra frente, o ministro do STF negou um pedido feito pela rede social para isentar sua representação brasileira de ser afetada por decisões judiciais no país. A empresa buscava que apenas sua sede internacional respondesse em eventuais processos.

Com informações da Agência Brasil


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Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.