04 de novembro de 2024
ELEIÇÃO MUNICIPAL

Diferença de Boulos para Nunes caiu de 18 para 12 pontos percentuais, mostra nova pesquisa Quaest

De 18 pontos percentuais, com margem de erro de 3pp, Nunes agora caiu para 12 pontos à frente do candidato do PSOL
Reduziu diferença entre candidato do PSOL, Boulos, e candidato do MDB, Nunes, mostra Quaest - Fotomontagem: arquivo
Reduziu diferença entre candidato do PSOL, Boulos, e candidato do MDB, Nunes, mostra Quaest - Fotomontagem: arquivo

A primeira pesquisa Genial Quaest sobre o segundo turno da disputa para a Prefeitura de São Paulo, contratada pela Tv Globo, aponta que Ricardo Nunes (MDB) registra 45% das intenções de voto, enquanto Guilherme Boulos (PSOL) aparece com 33% na estimulada. No levantamento anterior, realizado antes do primeiro turno, pesquisa apontava vantagem de 18 pontos para Nunes, com placar de 51% para ele, e 33% para Boulos.

Considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou menos, Nunes agora está doze pontos à frente do candidato do PSOL na estimulada. No resultado divulgado nesta quarta-feira (16), 19% declaram a intenção de votar em branco ou nulo, e 3% se dizem indecisos.

Já na pesquisa espontânea, a que o entrevistado cita em quem vai votar, Nunes marca 38%, contra 28% de Boulos. São 26% os que se dizem ainda indecisos e 8% os que pretendem votar em branco ou nulo.

A pesquisa foi feita entre domingo e terça-feira (13 a 15). Um detalhe importante é que ela captou as percepções dos eleitores no momento em que a capital paulista enfrentava o ponto alto de um novo apagão decorrente de um temporal que atingiu a região na sexta-feira (11). Outro aspecto é que parte dos entrevistados provavelmente conseguiu assistir ao debate realizado pela TV Bandeirantes, na noite de segunda (14), e que teve a crise da energia como tema central.

Conforme mostra o jornal O Globo nesta quarta, Nunes chega ao segundo turno com a vantagem de ter sido o candidato com a maior votação no dia 6, com 29,48% dos votos válidos. O número, entretanto, soma apenas 25 mil votos a mais do que os obtidos por Boulos. “O candidato à reeleição tem buscado afastar sua imagem do apagão, jogando a culpa para a concessionária Enel, e usa sua propaganda no rádio e na TV para se apresentar como o caminho da segurança, em contraposição ao que chama de extremismo”, que ele atribui ao adversário.

Apoios a Boulos e acenos para eleitores de Marçal o reforçam contra Nunes

Depois do primeiro turno, Boulos contabilizou o apoio dos candidatos Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSDB), derrotados no primeiro turno. Segundo o jornal, ele agora investe em acenos aos eleitores de Pablo Marçal (PRTB), o terceiro colocado no primeiro turno. Boulos reforçou suas mensagens para os trabalhadores autônomos e moradores da periferia que escolheram o empresário na primeira votação.

A pesquisa foi contratada pela TV Globo e entrevistou 1.200 eleitores de 16 anos ou mais, entre 13 e 15 de outubro. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o código SP-05735/2024.


Leia mais sobre: / / / / Eleições 2024 / Política