26 de maio de 2024
Oportunidade

Dia Livre de Impostos acontece nesta quinta-feira (02), com descontos de até 70%

Casa de carnes, quiosque de milk shake, óticas, lojas de colchões e móveis, restaurantes e shopping são alguns participantes da ação, promovida pela CDL em Goiânia
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Acontece nesta quinta-feira (02) a 16ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), promovido pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem de Goiânia, com o intuito de conscientizar a população e o setor varejista sobre a alta carga tributária no país. 

A ação consiste na comercialização de produtos sem o repasse do valor da tributação aos clientes. Participam da ação em Goiânia: casa de carnes, quiosque de milk shake, óticas, lojas de colchões e móveis, restaurantes com alimentação saudável, shopping, dentre outros estabelecimentos. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto.

De acordo com a CDL, será comercializada na capital, até mesmo uma moto sem impostos, onde um cliente será sorteado para adquirir o veículo livre dos valores de tributos. A ação busca evidenciar para a sociedade os efeitos danosos da alta carga tributária. Somente em Goiás, a população já pagou mais de R$20,9 bilhões em impostos no presente ano, até o início do mês de maio, de acordo com o painel do Impostômetro.

O presidente da CDL Jovem de Goiânia, Eberth Motta Júnior, explica que o DLI também é uma ocasião que deixa claro para o consumidor como a alta tributação afeta o poder de compra. “É um efeito cascata já que o imposto alto torna o produto mais caro, fazendo com que a população compre cada vez menos. Isso piora o desempenho das vendas no varejo que, por sua vez, investe menos na contratação de trabalhadores”, explica.

O Dia Livre de Impostos foi criado pela CDL Jovem em 2003 e acontece anualmente em todos os estados do país em mais de 1.200 cidades. No último ano, a data contou com a participação de 26 estados e o Distrito Federal, com a colaboração de mais de 15 mil varejistas.


Leia mais sobre: / / Cidades