27 de maio de 2024
Catalão • atualizado em 28/04/2024 às 12:22

Detran-GO inaugura nova pista de prova prática em Catalão

Nesta sexta-feira (9) o Detran-GO valida a nova pista de provas prática em Catalão. A nova pista trás o novo modelo, que será implantado em todo o Estados até julho de 2017. O objetivo da nova pista é buscar reproduzir, ao máximo, situações que o condutor encontrar no dia a dia, respeitando os limites impostos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Na inauguração serão aplicadas exames de direção veicular em motocicletas e carros será dentro do novo modelo. A intenção é uniformizar os circuitos, para uma melhor formação dos próximos condutores, além de oferecer maior conforto aos candidatos, instrutores de familiares.

De acordo com o presidente do Detran-Go, Manoel Xavier Ferreira Filho a padronização das pistas integra uma série de ações do Detran-GO que busca elevar a qualidade de formação do condutor, afim de prepara-lo para enfrentar com segurança as adversidades do trânsito, construindo para a queda dos índices de acidente. “Nossa proposta é formar um condutor que respeite a vida e esteja preparado para enfrentar o trânsito, que está cada vez mais tumultuado”, ressalta.

As provas para motociclistas exigirão maior habilidade e concentração do candidato, a partir de agora o circuito terá trajetos comuns, mas foram acrescentados alguns desafios. O condutor terá que subir uma rampa e transitar por uma área de desenvolvimento, o que o obriga a trocar de marcha por várias vezes.

Na pista de provas com carros, terão três trajetos alternativos, além de baliza e rampa. Aos candidatos da categoria B o trajeto a ser percorrido só será informado na hora que o condutor entrar no veículo. Segundo o presidente, a padronização no circuito é apenas uma das medidas que vem sendo tomadas para melhorar a qualificação do condutor. “Implantamos a biometria e em breve implantaremos a prova teórica eletrônica em todo estado. Vamos iniciar um programa contínuo de capacitação de instrutores e examinadores. Tudo em parceria com CFCs e com a sociedade”, conta.

A nova pista de prova prática atende aos candidatos dos municípios de Catalão, Ouvidor, Três Ranchos, Goiandira, Cumari e Anhanguera. A estrutura foi implantada na Rua X com 502, número 315, Bairro Santa Helena.

Leia mais:


Leia mais sobre: Catalão / Cidades