14 de junho de 2024
Oportunidade • atualizado em 21/05/2024 às 19:00

Detran abre inscrições para curso gratuito de Instrutor e Examinador de Trânsito; confira

Os interessados poderão se inscrever nos dias 28 e 29 de maio; ao todo, são 70 vagas disponíveis e candidatos selecionados deverão pagar taxa de R$ 37,14
As inscrições poderão ser feitas diretamente no site do Detran, nos dias 28 e 29 de maio. Foto: Divulgação
As inscrições poderão ser feitas diretamente no site do Detran, nos dias 28 e 29 de maio. Foto: Divulgação

O Detran Goiás lançou, nesta segunda-feira (20), o edital do curso gratuito de Instrutor e Examinador de Trânsito. Ao todo, serão 70 vagas. As inscrições estarão abertas do dia 28 a 29 de maio diretamente pelo site do órgão.

Os candidatos selecionados terão que pagar somente a taxa de averbação do curso de examinador, no valor de R$ 37,14. O curso, com carga horária de 208 horas, é destinado a qualquer pessoa que tenha certificado de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC); resida em qualquer cidade de Goiás; tenha idade mínima de 21 anos; ao menos dois anos de experiência como condutor; não tenha cometido infração gravíssima de trânsito nos últimos 12 meses; e não esteja cumprindo penalidades de trânsito.

Conforme o edital, o curso será oferecido pela Escola Pública de Trânsito do Detran-GO. Das 70 vagas totais, 60 são para ampla concorrência e 10 destinadas à Guarda Municipal Metropolitana ou agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade de Goiânia. A iniciativa tem o objetivo de ampliar o quadro de profissionais capacitados para a aplicação de exames práticos de direção para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, mudança ou adição de categoria.

Atualmente, o Detran-GO enfrenta carência de profissionais qualificados para o segmento. No momento, o órgão tem disponibilidade para aplicar apenas cerca de 30 mil exames práticos por mês. São realizadas, mensalmente, cerca de 120 bancas examinadoras em pouco mais de 90 municípios.

Goiás conta com nove instituições que ministram o curso de Instrutor de Trânsito, no momento: CFC Sinal, CFC La Paz, CFC Quirinópolis, CFC Centluz Luziânia, SEST Senat Goiânia, SEST Senat Rio Verde, SEST Senat Anápolis, SEST Senat Luziânia e SEST Senat Catalão.

De acordo com o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, o curso é uma forma de qualificar profissionais para que tenham capacitação para atuar como instrutor e examinador de trânsito. O órgão pretende universalizar a atividade, levando bancas examinadoras a todos os municípios e, consequentemente, reduzindo o custo da CNH para os candidatos.“Queremos que os candidatos não tenham que se deslocar de um município para outro para realizar o sonho de obter sua habilitação”, acrescenta Waldir.


Leia mais sobre: / / / Concursos / Notícias do Estado

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.