24 de junho de 2024
Lixão a céu aberto

Depois do aumento de reclamações, Rogério Cruz promete regularizar coleta de lixo “nesta semana”

Goianienses relatam acúmulo de lixo nas ruas da capital desde os primeiros dias de outubro. Comurg atribui atraso na coleta a problemas na manutenção de caminhões
Morador do Setor Pedro Ludovico registrou o lixo acumulado na calçada há dias. Foto: Reprodução/ @Emc1105
Morador do Setor Pedro Ludovico registrou o lixo acumulado na calçada há dias. Foto: Reprodução/ @Emc1105

O feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida foi repleto de incômodo, reclamações e muito mau cheiro pelas ruas da capital. Desde as primeiras semanas de outubro, moradores de Goiânia manifestam indignação em relação a falta de coleta de lixo na cidade. Há registros de acúmulo de dejetos em todas as regiões.

Em resposta as reclamações de que a cidade estaria virando “um lixão a céu aberto”, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) anunciou nesta segunda-feira (16), que a coleta de lixo será normalizada ainda esta semana. “Com o retorno de caminhões que estavam em manutenção para a operação, e com atenção total da companhia, a normalização ocorrerá nesta semana”, justificou o prefeito.

De acordo com Cruz, o prazo foi estabelecido em reunião com o presidente da Comurg, Alisson Borges. “Tenho acompanhado este assunto de perto para garantir que a cidade e os cidadãos não sejam prejudicados por problemas históricos da Companhia”, pontuou. A explicação para o acúmulo de lixo orgânico na capital foi a falta de caminhões para a coleta devido a problemas na manutenção.

Registros e reclamações

Nas redes sociais, goianienses relatam problemas com a limpeza da cidade e fazem queixa sobre o atraso na coleta. “É com grande frustração que venho expressar minha indignação em relação à coleta de lixo em Goiânia, mais especificamente no Setor Leste Vila Nova. Na última semana, tenho testemunhado um problema crescente que está afetando a qualidade de vida de todos que residem nesta área”, relatou internauta.

De acordo com um morador do setor Pedro Ludovico, o caminhão de lixo não passa há uma semana. “Alô @prefeituradegyn acabou a coleta de lixo da cidade? É cada um por si agora?? Uma semana sem coleta, setor Pedro Ludovico, Goiânia!”, publicou, com imagens do lixo acumulado na calçada.

Outro morador registrou as imagens do lixo acumulado na calçada, no Setor Oeste, e denunciou: “As propagandas, pintam um quadro cor-de-rosa, mas a realidade é diferente. O lixo se acumula no Setor Oeste de Goiânia há dias, mostrando que nem tudo é um paraíso”.


Leia mais sobre: / / Cidades

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.