27 de fevereiro de 2024
Tempo

Depois de atingir Sul, ciclone chega ao RJ com frente fria que derruba temperaturas em partes do Brasil

Goiás é um dos Estados afetados pelo evento meteorológico; mudanças no tempo já podem ser sentidas
Marinha e sistemas de previsão alertam sobre riscos até nesta sexta-feira (12). (Foto: reprodução)
Marinha e sistemas de previsão alertam sobre riscos até nesta sexta-feira (12). (Foto: reprodução)

Depois de provocar prejuízos na Região Sul do Brasil, um ciclone extratropical e a frente fria que o trouxe, começa a espalhar frio por partes do País. Em São Paulo, nesta quarta-feira (10), as temperaturas caíram e o tempo se manterá instável e chuvoso até quinta-feira (11), quando a frente fria chega ao Rio de Janeiro e outros Estados como Goiás.

O Sistema Alerta Rio, do RJ, informou que a passagem da frente fria poderá causar chuva fraca a moderada e ventos moderados a fortes, mas com mar agitado, com ondas de até 4 metros de altura, que podem atingir a orla da cidade até esta sexta-feira (12). A Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha ainda emitiu alerta sobre a possibilidade de rajadas de vento e ressaca na região de Arraial do Cabo, e a Associação da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Aremac) recebeu o comunicado e alerta os barqueiros, pescadores e turistas sobre o risco da navegação nestes dias.

Em Goiás, a frente fria já trouxe o registro de uma chuva isolada e, em Goiânia, a expectativa é de temperatura mínima de 17°C para o começo da semana, mas em Cristalina, termômetros já podem marcar 13°C. De hoje até sábado (13), municípios goianos vão continuar notando o declínio nas temperaturas, em razão do avanço do ar frio. Nesse período, em Goiânia, os termômetros podem registrar até mínima de 13°C.

Sul

Ainda nesta quarta-feira, o ciclone que passou pelo Sul provocou um estragos no litoral de Santa Catarina e no Paraná. De acordo com a Defesa Civil dos dois estados, não houve registro de pessoas feridas, mas a tempestade deixou moradores desabrigados e desalojados. Na cidade de Porto Belo, no litoral Norte de Santa Catarina, um outdoor caiu sobre a rodovia e, por pouco, não resultou em um acidente grave. Veja vídeos:


Leia mais sobre: / / Brasil

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.