A atriz, Glória Pires, de 61 anos, ganhou uma ação de indenização contra uma empresa de cursos pelo uso indevido de sua imagem em um anúncio publicitário que usava o meme criado após o Oscar de 2016, em que ela usou a frase “não sou capaz de opinar” como comentarista dos filmes. A indenização foi de R$ 15 mil
A sinceridade ou ato falho da atriz durante a transmissão do Oscar virou meme e circulou por anos na internet, até que a empresa de cursos decidiu usar a imagem para uma campanha.
No anúncio, ao lado da pergunta “O que você achou da aula de cálculo?”, havia a opção de resposta com a famosa frase: “Não sou capaz de opinar” e a foto de Glória Pires.
Entretanto, a atriz nunca autorizou o uso de sua imagem para fins publicitários. A Justiça do Rio de Janeiro, então, decidiu condenar a empresa e seu dono ao pagamento da indenização, informou o portal do colunista Leo Dias.
Ironicamente, a decisão vem às vésperas da cerimônia do Oscar de 2025, reacendendo a memória do episódio que virou parte do folclore digital brasileiro.
Leia mais sobre: Glória Pires indenizada / Meme publicitário / Não sou capa de opinar / Direito e Justiça / Geral