24 de maio de 2024
Previsão do tempo • atualizado em 11/04/2024 às 14:47

Defesa Civil emite alerta para fortes chuvas em Goiânia nesta quinta (11); veja previsão

Na tarde desta quinta, o prognóstico é que chova um volume entre 30 a 60 milímetros por hora, em Goiás
A Defesa Civil alerta a população para ocorrência de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos em Goiânia. Foto: Divulgação/Defesa Civil
A Defesa Civil alerta a população para ocorrência de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos em Goiânia. Foto: Divulgação/Defesa Civil

A Defesa Civil de Goiânia emitiu alerta para fortes chuvas na capital, nesta quinta-feira (11). Conforme previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nesta tarde, poderá chover volume de 30 a 60 milímetros por hora em Goiás, elevando o risco para alagamentos, deslizamentos e transbordamentos em áreas suscetíveis.

O prognóstico de fortes chuvas para Goiânia se estende até o fim da semana. Conforme o boletim metereológico do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a combinação de calor e umidade influencia na formação das áreas de instabilidade em todo o Estado de Goiás. Assim sendo, resulta em condição favorável para pancadas de chuvas isoladas com risco potencial para tempestades localizadas.

Recomendações à população

Diante da previsão de mais chuvas intensas na região, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Defesa Civil, reforça as orientações de cuidados à população. As equipes continuam atuando preventivamente e prestam auxílio em casos de emergência, além de emitir alertas de cuidados que devem ser tomados durante as adversidades.

Veja o que fazer em casos de temporais:

  • Acompanhe a previsão do tempo e avisos meteorológicos para a região;
  • Não atravesse vias alagadas acima do meio-fio, pois a força da água pode arrastar veículos;
  • Caso seja surpreendido por chuva forte, procure parar em local seguro, como em estacionamento de shoppings ou supermercados;
  • Não estacione ou pare veículos embaixo de árvores, pois elas podem sofrer quedas ou serem atingidas por raios;
  • Tome cuidado com a possibilidade de quedas de árvores, raios e descargas elétricas;
  • Fique atento e vigilante ao nível de subida das águas, mesmo à noite;
  • Evite áreas de risco e evacue áreas de inundação. Se houver risco de deslizamentos de terra na região, fique alerta a qualquer sinal de rachaduras no terreno ou nas paredes.
  • Em caso de emergência ou risco iminente, acione a Defesa Civil (153) e o Corpo de Bombeiros (193).
  • A Defesa Civil mantém um monitoramento constante e, em casos de emergência, oferece serviços de assistência social com abrigo temporário junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs).

Leia mais sobre: / / / / Cidades

Luana Cardoso

Luana

Estagiária de Jornalismo do convênio entre a UFG e o Diário de Goiás.