30 de junho de 2022
Goiânia • atualizado em 14/07/2020 às 01:15

Decreto permite celebrações religiosas todos os dias da semana

Atividades religiosas poderão acontecer todos os dias. Foto: Câmara Municipal de Goiânia.
Atividades religiosas poderão acontecer todos os dias. Foto: Câmara Municipal de Goiânia.

O decreto que autoriza a retomada de diversas atividades em Goiânia também permite o retorno das celebrações religiosas de uma forma regular, ou seja, em qualquer dia da semana. Segundo os protocolos sanitários divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, os templos poderão ser reabertos, mas com até 30% da capacidade máxima.

Segundo o protocolo, as celebrações deverão ocorrer em horários alternados e intervalos entre eles de, no mínimo duas horas, de modo que não haja aglomerações interna e nas proximidades dos estabelecimentos religiosos.

Decreto estadual publicado em 19 de abril permitia o funcionamento das atividades religiosas, mas apenas duas vezes por semana na maior parte do estado. Em outras 19 cidades, entre elas Goiânia, poderia ocorrer no máximo uma vez por semana, preferencialmente aos domingos. A medida ficou valendo até o início da quarentena intermitente 14 x 14, quando a autorização foi suspensa.

Continua após a publicidade

A partir de agora não há uma limitação de dias de funcionamento dos cultos. Foi recomendado que deve-se adotar mecanismo eficaz para controlar o limite de pessoas; medir com termômetro do tipo eletrônico à distância a temperatura de todos os entrantes prover formas de distanciamento entre os fiéis.