01 de dezembro de 2023
Pesquisa • atualizado em 23/09/2023 às 14:49

Datafolha diz que 72% dos brasileiros são contra uso geral da maconha, incluindo o recreativo

O instituto entrevistou desta vez 2.016 maiores de 16 anos, nos dias 12 e 13 de setembro, em 139 municípios de todo o Brasil
Para a grande maioria, fumar maconha deveria continuar proibido. (Foto: reprodução)
Para a grande maioria, fumar maconha deveria continuar proibido. (Foto: reprodução)

Uma nova pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado (23), mostrou que 72% dos brasileiros são contra a legalização da maconha no uso geral, incluindo o uso recreativo, que é o de fumar/comer para fins pessoais. O instituto afirmou que entrevistou 2.016 pessoas maiores de 16 anos, nos dias 12 e 13 de setembro, em 139 municípios de todo o Brasil e que a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Além de mostrar a pesquisa, divulgada pela Folha de S.Paulo, a reportagem também comparou uma pesquisa parecida, realizada em 2018. Nesta, apesar das perguntas serem diferentes, 66% das pessoas disseram que fumar maconha deveria continuar proibido.

Leia Também

Já na pesquisa atual, há um recorte que mostra outro lado do que pensam os brasileiros, já que para 76%, a legalização do emprego da maconha como remédio, de resto é apoiada. 22% contra, 1% de indiferentes e 2% sem opinião (a soma de percentuais ultrapassa cem, em certos casos, por força de arredondamentos).

Já sobre quem afirma estar usando algum medicamento à base de cânabis são apenas 1% e 2% afirmam que já o fizeram. Por sua vez, 97% nunca recorreram a preparados com canabidiol (CBD), tetra-hidrocanabinol (THC) e outros componentes da planta psicoativa, que vêm sendo receitados para condições como certos tipos de epilepsia.

Na contra-mão de quem afirma usar ou já ter usado, ao menos 85% declarou ter certo conhecimento sobre o assunto, com 32% dizendo estar bem informados, 42% mais ou menos e 11% mal informados. Outros 13% afirmaram desconhecer o tema completamente, e 2% preferiram não opinar.

Já sobre uso recreativo, a pesquisa Datafolha disse que 22% dos brasileiros dizem já ter fumado maconha alguma vez na vida, dos quais, outros 5% declaram fumar atualmente. Todo o restante afirmou nunca ter usado ou fumado de nenhuma forma.

Leia também: STF julga a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal; entenda


Leia mais sobre: Brasil

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.