27 de maio de 2024
Polarização

Datafolha diz que 41% se considera mais petista e 32% mais bolsonarista

Outro recorte mostra que 90% disseram ter escolhido o melhor candidato em 2022 e não se arrependiam do voto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro. (Fotos: reprodução/redes sociais)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro. (Fotos: reprodução/redes sociais)

Depois de divulgar mais uma rodada de como anda a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Datafolha divulgou, nesta sexta-feira (22) os que se definem mais petistas e os mais bolsonaristas. De acordo com a pesquisa, 41% dos ouvidos se consideram petistas ou mais próximos desse termo e 32% fazem parte dos que se consideram ou são mais próximos do bolsonarismo.

Isto é, 30% se considera petista, enquanto 11% são mais próximos disso, e 24% se consideram bolsonaristas com a soma de 8% dos que são mais simpáticos ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Dentro disso, 21% das pessoas afirmam não serem nem partidários de Lula (PT) nem de Jair Bolsonaro (PL), ou seja, “neutros”. Os que não sabem ou não são nenhum, somam 6%.

Em outro recorte da pesquisa, a satisfação com a escolha de Lula como presidente foi de 90%. Esses disseram ter escolhido o melhor candidato e não se arrependiam do voto. Os que se arrependeram são 9%. O Datafolha entrevistou 2.002 pessoas nesta terça (19) e quarta-feira (20).

Leia também: Com mais uma queda, aprovação ao governo Lula empata com quem reprova petista


Leia mais sobre: / / / Política

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.