A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) está com processo seletivo aberto para o curso de Especialização em Gestão do Sistema Prisional, vinculado à Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), na modalidade de Ensino à Distância (EaD), até a próxima segunda-feira (10). Ao todo, serão oferecidas 166 vagas.
O objetivo da especialização é capacitar profissionais do sistema prisional estaduais e distrital, e da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), visando fortalecer a qualificação dos servidores que atuam no sistema prisional brasileiro.
Das 166 vagas totais oferecidas, serão quatro vagas por estado e no Distrito Federal para servidores dos sistemas prisionais estaduais ou distrital, e 58 vagas destinadas a servidores da SENAPPEN. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site: gsp.direito.ufg.br
Sobre o curso
A especialização possui carga horária de 360 horas e ocorrerá entre 08 de abril de 2025 e 25 de junho de 2026. O curso é composto por 12 disciplinas e exige a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no formato de artigo científico, a ser publicado nos anais de evento científico. As aulas serão realizadas por meio da plataforma Moodle, com atividades síncronas e assíncronas.
Os conteúdos abordados incluem gestão de recursos humanos, segurança e controle prisional, reabilitação e reinserção social, administração orçamentária, ética e direitos humanos, além de legislação penal e processual penal. A avaliação será feita por meio de provas, trabalhos individuais e em grupo, seminários e TCC.
Leia mais sobre: Concursos