18 de julho de 2024
Política • atualizado em 21/06/2024 às 16:33

Cruz lista realizações e obras da gestão em reunião no Crea: “serei o prefeito que entregará o BRT”

O prefeito da capital esteve em reunião no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás e aproveitou para destacar obras feitas em seu governo
Em reunião no Crea, Rogério Cruz listou obras e investimentos feitos durante sua gestão em Goiânia. Foto: Jucimar de Souza
Em reunião no Crea, Rogério Cruz listou obras e investimentos feitos durante sua gestão em Goiânia. Foto: Jucimar de Souza

O prefeito de Goiânia e pré-candidato à reeleição pelo Solidariedade, Rogério Cruz, participou de reunião no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), nesta sexta-feira (21), onde apresentou ações, investimentos e obras realizadas na capital durante sua gestão. Cruz aproveitou, também, para destacar avanços de projetos feitos durante seu comando, como o BRT, com promessa de inauguração para o próximo mês.

Após problemas com a coleta de lixo na capital, Cruz garantiu que a limpeza urbana da cidade estará completamente regularizada nos próximos dias. “O processo de transição com o consórcio Limpa Gyn está se findando, estão ajustando e ampliando os seus serviços, e logo tudo estará regularizado”, disse o prefeito.

Ainda no tema, Cruz defendeu a importância de tornar a Comurg uma entidade totalmente independente, com capacidade de gerenciar seus processos e serviços de forma autônoma e mencionou que os problemas com a coleta de lixo são assunto antigo. “A situação da limpeza urbana já vinha acontecendo havia muito tempo. Nós tivemos vários problemas no passado. Eu, como vereador, vi isso de perto. Chegamos a ter 35 dias sem coleta em Goiânia, na gestão passada. Os problemas da Comurg viraram uma bola de neve, rolando de lá para cá, sempre com dívidas e sempre crescentes”, destacou.

Infraestrutura

Sobre as obras de infraestruturas, o perfeito destacou a drenagem urbana, que de acordo com ele, se tornou um problema histórico. “O Plano Diretor de Drenagem Urbana vigente em Goiânia é de 2005 e atinge apenas 60% da área urbana da capital. Então, é outra questão que a nossa administração pegou para resolver, e estamos fazendo”, pontuou.

Rogério ressaltou as obras realizadas na atual administração e o Plano de Drenagem Urbana que está sendo elaborado em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). De acordo com ele, somente no Bairro Feliz foram investidos mais de R$ 11 milhões em obras de drenagem urbana. “Nós estamos tão preocupados com essa questão de drenagem que, inclusive, investimos muito em alguns serviços para começar a solucionar o problema de alagamento na cidade, e já diminuímos os pontos críticos”, reiterou.

Mobilidade

Na questão da mobilidade urbana, o prefeito lembrou das obras do BRT, que se arrastavam desde 2010, com previsão para serem entregues agora, no mês de julho. “Assumi o projeto, em 2021, com 43% das obras executadas, e estamos finalizando. Entregamos o Terminal Izidória, Terminal Paulo Garcia, Terminal Hailé Pinheiro, 63% do Terminal Recanto do Bosque, entregamos o viaduto Iris Rezende Machado, e agora as obras físicas do BRT já estão concluídas. Já entregamos para a Rede Mob, que está montando o sistema nas 31 estações, inclusive entre os dias 25 e 27 estarei inaugurando a estação na Praça Cívica”, pontuou Rogério Cruz.

O atual gestor fez questão de elencar, ainda, os benefícios destinados a usuários do transporte público da capital lançados durante os últimos anos. “Já fizemos várias ações e posso citar o Passe Livre do Trabalhador, o congelamento da tarifa e o pagamento do bilhete por aproximação. E graças ao novo sistema que conseguimos montar, em parceria com o governo do estado e prefeituras, dentro do cronograma desse novo sistema, até 2026 mais de 1,4 mil ônibus novos estarão sendo entregues”.

“Posso dizer que eu serei o prefeito que entregará o BRT e ficarei muito feliz de ver as pessoas recebendo o BRT funcionando 100%”

prefeito Rogério Cruz

Por fim, Rogério explicou também o projeto Centraliza, que visa revitalizar o Centro de Goiânia e oferecer mais espaços públicos e oportunidades para o desenvolvimento urbano. Ele destacou que o projeto vai além da construção de um simples calçadão, incluindo iniciativas como a implementação de estacionamento digital azul e a promoção de novas construções que contribuam para tornar o centro da cidade mais vibrante e atrativo.

“Nós apresentamos à sociedade, inclusive com várias audiências públicas, na Câmara já passou pela votação agora discussão. Se trata de um conjunto de projetos que vai fazer com que o Centro de Goiânia se torne um Centro real como nós conhecemos outros centros de outras capitais ou até de outros países”, finalizou o prefeito Cruz.


Leia mais sobre: / / / Política

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.