24 de junho de 2024
Alego

Cristiane Schmidt é homenageada com Título de Cidadã Goiana

Cerimônia contou com a presença do governador Ronaldo Caiado (UB)
Secretária da Economia, Cristiane Schmidt. Foto: Maykon Cardoso/Portal Alego
Secretária da Economia, Cristiane Schmidt. Foto: Maykon Cardoso/Portal Alego

Natural do Rio de Janeiro, a secretária de Estado da Economia de Goiás, Cristiane Schmidt, recebeu, na noite desta quarta-feira (1º), Título de Cidadania Goiana pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A honraria é de iniciativa do deputado Julio Pina (PRTB) e se dá, de acordo com o parlamentar, em razão dos relevantes serviços prestados pela homenageada ao Estado de Goiás.

“Nossa agenda é única, é lutar pelas boas causas para que os 246 municípios goianos possam progredir. É o amor por Goiás que nos move e que me trouxe aqui hoje à noite”, declarou Schmidt. “Economista liberal que sou, quero reforçar a minha admiração pelos empresários de Goiás, que também foram fundamentais. Sei que nossa relação não começou de maneira fácil, mas construímos, juntos, o futuro do povo goiano. Eu estou do lado de vocês, nós estamos todos juntos. Sou muito grata a todos que participaram e participam da nossa trajetória”, salientou.

Conforme Schmidt, no Governo de Goiás a prioridade é lutar por boas causas para que todos municípios, independentemente do partido político, sejam beneficiados por políticas públicas. “Enfrentamos todos os desafios para estruturarmos um Estado mais saudável do ponto de vista fiscal. Fazer um ajuste fiscal nunca será um fim em si. Ele é um meio, uma forma para podermos ter condições de ajudar o próximo”, assegurou. 

Por fim, a secretária fez um agradecimento especial ao governador Ronaldo Caiado (União Brasil) pela confiança, atestada quando a convidou para ocupar o cargo de secretária e reiterada com o decorrer dos anos. “Para colocar o Estado em ordem, precisamos dizer muitos ‘nãos’ e fazer escolhas difíceis, mas o senhor sempre acreditou em minha capacidade. Não foi fácil, mas conseguimos construir uma base sólida e deixaremos um legado”, frisou.

O governador, por sua vez, afirmou, na cerimônia, que Cristiane “vestiu a camisa”, se dedicou e, com competência, tem feito muito pelo Estado. “Hoje houve o reconhecimento desta Casa, que representa o povo, do trabalho prestado por ela à população. Ela é merecedora desse título, que é a maior honraria de Goiás e que engrandece a sua trajetória de vida”, salientou.

Caiado ainda lembrou que Schmidt comandou, no início de 2019, o processo de renegociação das dívidas que permitiu o reequilíbrio financeiro do Estado.  “Eu precisava trazer pessoas técnicas e capazes. A Cristiane fez a tarefa de casa. Hoje temos outro momento na política no Estado, com investimentos em educação, saúde, obras, rodovias e programas sociais”.

Currículo

Cristiane Schmidt  tem pós-doutorado na Universidade de Columbia (USA), mestrado e doutorado em ciências econômicas pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV/RJ). É professora da Fundação Getúlio Vargas e atuou como consultora para empresas nacionais e organismos internacionais, como o Banco Mundial e a Organização das Nações Unidas. 

“Sabemos da gestão e da responsabilidade de Ronaldo Caiado e nisso há o DNA, a característica da secretária Cristiane, que ajudou de sobremaneira para podermos fazer todas as renegociações e ajustes necessários”, frisou o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira. “Nosso governador escolheu a pessoa certa. Foram muitos os desafios, mas reconhecemos a seriedade e competência com que Cristiane e o governador conduziram o Estado”, afirmou o deputado estadual Júlio Pina, autor da homenagem. 

Também estiveram presentes na homenagem o procurador-geral de Justiça, Aylton Vechi; o presidente do Tribunal de Contas do Municípios (TCM), Joaquim de Castro;  o corregedor-geral do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sebastião Tejota; o conselheiro do TCE, Celmar Rech; o subdefensor público-geral do Estado, Tiago Gregório Fernandes; o presidente da Associação Goiana de Municípios, Carlão da Fox; além de secretários de governo e presidentes de agências e autarquias do Estado.


Leia mais sobre: / / / Política