27 de maio de 2022
Anápolis

Crianças a partir de 5 anos já podem se vacinar contra a covid em Anápolis

Vacinação contra a covid-19 em Anápolis. (Foto: Divulgação/Semusa)
Vacinação contra a covid-19 em Anápolis. (Foto: Divulgação/Semusa)

As crianças a partir dos cinco anos de idade já podem se vacinar contra a covid-19 em Anápolis. A imunização foi ampliada para todas as faixas etárias infantis a partir desta segunda-feira (24), em dois postos.

Além do ginásio da UniEvangélica, a imunização pediátrica ocorre também na unidade de saúde do Munir Calixto, das 8h às 16h. Para que as crianças se vacinem, é necessário ter cadastro prévio no site da prefeitura.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), até o momento, 1.201 crianças entre 9 e 11 anos foram vacinadas na cidade.

Continua após a publicidade

Também nesta segunda começa a vacinação dos pequenos nos distritos de Interlândia, Souzânia, Joanápolis e Goialândia e no povoado de Branápolis, mas nestes locais, as próprias unidades de saúde entrarão em contato com os moradores para agendar uma data comum para a aplicação das vacinas.

Paralelamente, continua a aplicação da primeira dose, segunda e reforço para os demais grupos conforme o imunizante. Para quem tomou Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca, o intervalo do reforço é de quatro meses. Já quem se imunizou com a Janssen, deve receber a nova dose no período de dois a seis meses após a dose única.

Também está sendo aplicada a quarta dose da vacina em pessoas com alto grau de imunossupressão, com intervalo de quatro meses após terem recebido a dose de reforço. Podem ser imunizadas pessoas com doenças autoinflamatórias, pacientes em hemodiálise e com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas; que tenham imunodeficiência primária grave, que estejam fazendo quimioterapia ou radioterapia para tratamento de câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas que estejam fazendo o uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids e pessoas que fazem o uso de corticóides em doses igual ou maior que 20 mg/dia de prednisona ou o equivalente por 14 dias ou mais.

Continua após a publicidade

Até o momento, 318.154 pessoas já receberam a primeira dose em Anápolis, 265.097 a segunda e 69.585 o reforço. As vacinas estão disponíveis 43 locais de vacinação, sendo que 37 funcionam das 8h às 16h, incluindo a UniEvangélica, e sete até as 21h. Há distribuição de senha por turno e os locais divididos conforme imunizantes e grupo