Os credores que possuem valores a receber da Prefeitura de Goiânia poderão se habilitar para que os pagamentos sejam efetivados. No dia 8 de janeiro, foi publicado o Decreto nº 102, que estabelece 11 procedimentos obrigatórios para os recebimentos. A medida abrange despesas do exercício de 2024 e de exercícios anteriores, com o objetivo de reavaliar as finanças públicas e garantir o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Conforme o decreto, a Secretaria Municipal da Fazenda terá 30 dias para avaliar a situação financeira do Tesouro Municipal, apresentar uma proposta de pagamento e retomar os pagamentos com suporte financeiro, respeitando a ordem cronológica prevista na legislação. A Secretaria informou que a suspensão temporária dos pagamentos decorreu do cenário de restrição financeira, agravado pelo comprometimento de receitas e pelo acúmulo de despesas herdadas.
Segundo o secretário da Fazenda, Valdivino de Oliveira, durante o prazo de 30 dias, todas as dívidas de 2024 passarão por auditoria. “Toda despesa será submetida a um processo de avaliação rigorosa. Após auditada, a dívida será incluída em uma programação de pagamento”, explicou.
Valdivino reforçou que o orçamento de 2025 está voltado às despesas deste exercício e que utilizá-lo para quitar compromissos de 2024 comprometeria a gestão financeira. Segundo o secretário, a suspensão não afeta os pagamentos de pessoal, abrangendo apenas fornecedores.
Ao final do prazo, a Secretaria da Fazenda vai apresentar uma proposta para assegurar o pagamento dos débitos sem comprometer serviços essenciais e despesas constitucionais. Além disso, todos os processos administrativos serão submetidos à análise da Controladoria-Geral do Município.
Veja os procedimentos para habilitação do pagamento dos credores:
O decreto determina que os credores deverão seguir os seguintes passos para formalizar pedidos de pagamento:
- Identificação do credor e comprovação do direito líquido e certo.
- Apresentação de documentos comprobatórios, como nota fiscal, recibo ou fatura.
- Indicação da data de vencimento do compromisso.
- Descrição detalhada do bem, material ou serviço fornecido.
- Comprovação do recebimento da mercadoria ou serviço.
- Justificativa para a despesa não ter sido empenhada, liquidada ou paga no exercício correspondente.
- Termo de reconhecimento da dívida pelo dirigente máximo do órgão ou entidade.
- Comprovação de respeito à ordem cronológica de pagamentos, conforme a Lei 14.133/2021.
- Parecer jurídico que ateste a legalidade e validade dos valores.
- Confirmação de que os valores não estão prescritos.
- Apresentação de medidas administrativas adotadas para apurar responsabilidades em caso de despesas de exercícios anteriores.
Leia mais sobre: Credores / Pagamento de dívidas municipais / Prefeitura de Goiânia / Cidades / Goiânia