07 de julho de 2025
Alívio • atualizado em 18/06/2025 às 12:27

Coronel Cláudia desembarca no Brasil, após momentos de tensão durante guerra em Israel

A previsão é para que a vice-prefeita chegue em Goiânia por volta das 18 horas
Foto: Reprodução/Portal Alego
Foto: Reprodução/Portal Alego

A vice-prefeita de Goiânia, Cláudia Lira, desembarcou no Brasil na manhã desta quarta-feira (18), após viagem a Israel, durante guerra com o Irã. A informação foi divulgada pela coronel, que celebrou a chegada do grupo em publicação nas redes sociais.

“Gente, acabamos de aterrizar. Acabamos de chegar no Brasil, na nossa terra natal, em Natal (RN)”, disse, em vídeo gravado ainda dentro do avião, com oração em agradecimento. A previsão é para que a vice-prefeita, que chegou a se abrigar em um bunker durante os bombardeios a Israel, chegue em Goiânia por volta das 18 horas.

Cláudia Lira integrava uma comitiva de brasileiros que participava da Muniexpo Israel 2025, uma missão oficial de intercâmbio de experiências em inovação e gestão pública, quando foram iniciados os ataques aéreos do Irã, na madrugada da última sexta-feira (13).

“A aterrisagem em Natal marca mais do que o fim de uma viagem – marca o recomeço”, destacou a vice-prefeita, ao relatar os momentos de tensão vivenciados nos últimos dias. “Enfrentamos sirenes, refúgios antibombas, mas também vivemos aprendizados profundos sobre segurança, gestão pública e cooperação internacional. Volto fortalecida, com mais responsabilidade e ainda mais fé no propósito que me trouxe até aqui”, pontuou.

A saída da coronel ocorreu por via terrestre, através da Jordânia, como parte de uma operação de segurança organizada em conjunto por autoridades locais e representantes do Governo Brasileiro.

Comitiva

O grupo da comitiva brasileira em Israel incluía gestores e secretários de estados como Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. Parte das autoridades, porém, como os secretários goianos Rasível dos Santos (Saúde) e Pedro Leonardo (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) ainda permanecem no país.

O motivo é a localização de risco maior e a estratégia mais segura para essa viagem. Os dois secretários estão na capital, Tel Aviv, que tem sido alvo direto de ataques aéreos iranianos. Já os prefeitos e vice-prefeitos, como Lira, estavam em Kfar Sava, distante da capital israelense cerca de 20 quilômetros.

As duas comitivas foram convidadas para a Muni Expo/Muni Tour 2025, uma feira internacional de tecnologia voltada para formar líderes em gestão pública, e que é realizada em diferentes localidades.

Conflito

O incidente que pegou a comitiva brasileira de surpresa foi resultado de uma escalada de tensão entre Israel e Irã. A crise se intensificou após o bombardeio israelense a alvos iranianos, ação que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, justificou como necessária para “deter a ameaça iraniana à sobrevivência de Israel”. Netanyahu declarou ainda que os ataques continuariam “por quantos dias fossem necessários”.

Como resposta, o Irã lançou mais de 100 drones em direção a Israel, forçando o país a declarar estado de emergência e a fechar seu espaço aéreo. Sirenes de alerta foram acionadas em várias regiões, e a população local, assim como os estrangeiros presentes, foi orientada a buscar refúgio em bunkers e locais protegidos.

Durante os momentos mais críticos, a vice-prefeita e os demais membros da comitiva ficaram abrigados em um bunker, seguindo as recomendações das autoridades locais para garantir a segurança.


Leia mais sobre: / / Cidades