30 de junho de 2022
Diário de Goiás

Cooperativismo financeiro é discutido em painel realizado pela Sicoob

A terceira edição do Painel Cooperativismo Financeiro, realizado pelo Sicoob Engecred-GO, no K Hotel, em Goiânia, colocou em debate na manhã desta quinta-feira, 12, assuntos de gestão, inovação, empreendedorismo e cooperativismo. O evento faz parte da programação de comemoração de aniversário do Sicoob Engecred-GO, que completa 18 anos de atividades em setembro. 

O Painel Cooperativismo Financeiro foi em formato de talk show, permitindo a interação dos palestrantes com um seleto público formado por empresários, empreendedores e executivos de diferentes setores produtivos da Região Metropolitana da capital goiana e de outras localidades. 

“A perspectiva de crescimento da economia este ano, ainda que tímida, pode ser um estímulo para empreendedores. O Sicoob Engecred-GO acredita que é fundamental que eles estejam antenados às novas tendências, para que possam aproveitá-las no crescimento de seus negócios”, explica o diretor presidente do Sicoob Engecred-GO, Fabrício Modesto Cesar.

Continua após a publicidade

De acordo com o presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada, as cooperativas, por serem instituições de pessoas sem intenção de lucro, pode ajudar o brasileiro a ter uma melhor condição de acesso à recursos financeiros. “Se nós não temos a intenção de lucro, nós conseguimos fazer condições de preços para os nossos produtos, entre 20% e 30% mais baratos que o mercado. Então, nesse sentido a gente ajuda o Brasil a ser melhor quando uma pessoa se associa na cooperativa. O nosso crescimento tem uma boa medida, que vem ajudado os serviços bancários no Brasil, que ainda são muito caros” pontuou. 

Marco Aurélio ressaltou a importância da necessidade de mostrar aos cooperados o que a cooperativa faz, para que, juntos, possam participar e ajudar. “A cooperativa é uma instituição de pessoas. E pessoas interagem conversando. Esse é um espaço para nós conversamos não só sobre o que estamos fazendo juntos pelo cooperativismo, mas também, sobre o que estamos fazendo juntos pelo nosso país” inteirou. 

Apesar da dificuldade que, historicamente, o Brasil teve para estabelecer sua economia, o presidente vê com otimismo o futuro econômico do país. “Para você organizar o mercado e traze-lo para o padrão internacional, não é da noite para o dia. Precisa de uma série de coisas para o mercado se equilibrar. Eu acho que nós estamos muito perto de trazer o mercado bancário brasileiro para um padrão internacional” afirmou.

Continua após a publicidade

O Sicoob Engecred-GO fechou 2018 com ativos totais de R$ 717 milhões. Hoje são 7.339 associados. Está posicionada entre as 100 maiores cooperativas do país e é a terceira maior do Estado de Goiás. A cooperativa também foi classificada, pelo quarto ano seguido, entre as melhores empresas para trabalhar no Centro-Oeste.