10 de dezembro de 2024
Autonomia e dignidade • atualizado em 26/11/2024 às 10:25

Cooperativa Bordana lança coleção “Rebrotar” que celebra o cerrado e histórias de resiliência

Nova coleção é lançada nesta terça-feira (26) e celebra a conexão com o bioma Cerrado e as histórias de vida transformadoras que florescem na cooperativa
Visita do presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira (ao centro) à Bordana. (Foto: Divulgação/Sicredi).
Visita do presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira (ao centro) à Bordana. (Foto: Divulgação/Sicredi).

Nesta terça-feira (26), a Cooperativa Bordana lança sua nova coleção, “Rebrotar”, desenvolvida em parceria com o renomado designer Renato Imbroisi. A coleção celebra a conexão com o bioma Cerrado e as histórias de vida transformadoras que florescem na cooperativa, combinando arte, sustentabilidade e resiliência.

O evento foi realizado no salão de eventos do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), em Goiânia. A programação incluiu a exposição das peças da coleção, música ao vivo com a cantora Grace Carvalho e um delicioso café da manhã, proporcionando um momento de celebração e troca cultural.

A Cooperativa formada por bordadeiras, conta com o apoio estratégico da Central Sicredi Brasil Central para viabilizar projetos e ampliar sua produção. Fundada há 13 anos pela presidente Celma de Oliveira, a cooperativa nasceu como um projeto social fruto de sua superação pessoal. O principal objetivo da Bordana é gerar trabalho e renda para mulheres que enfrentam dificuldades para ingressar no mercado de trabalho, promovendo autonomia e dignidade. Celma ressaltou a parceria estratégica com o Sicredi, destacando a importância desse tipo de aliança:

Acreditamos no cooperativismo, que foi fundamental para o crescimento da Bordana. E agora, essa contribuição está sendo essencial para a produção da nova coleção de bordados, lançada agora no final do ano.

Inspirada no renascimento do Cerrado brasileiro, a coleção foi idealizada pelo designer de artesanato Renato Imbroisi. (Foto: Divulgação).

Em visita à Bordana no último dia 9 de agosto, o presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira, reafirmou o compromisso com a intercooperação e valorização do trabalho feminino. “São as pessoas que impulsionam o desenvolvimento econômico, inclusive em municípios menores. Buscamos colaborar com cooperativas, entidades de classe, prefeituras e associações para promover o crescimento regional sustentável”, destacou.

Figueira também enfatizou a importância de reconhecer o papel das mulheres na economia e na comunidade. “Foi inspirador conhecer de perto o trabalho das associadas da Bordana. A dedicação delas é admirável e merece maior valorização. O esforço feminino tem impacto direto no desenvolvimento econômico e social, e precisa ser devidamente reconhecido e apreciado”, afirmou. A visita reforçou a relevância dessa aliança na transformação de vidas e fortalecimento da economia local.

A cooperativa oferece um espaço onde essas mulheres podem se profissionalizar e trabalhar de forma flexível, conciliando as atividades domésticas com a produção artesanal. (Foto: Divulgação).


Para o desenvolvimento da nova coleção, o Sicredi contribuiu com recursos financeiros e será parceiro também na divulgação. Em Goiânia, é possível encontrar as peças produzidas pela Cooperativa Bordana em uma loja localizada no Piso 2 do Shopping Bougainville.


Leia mais sobre: / / Cidades / Decoração / Notícias do Estado