A Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) de Goiânia começará a implantar a conversão à direita livre em alguns cruzamentos da cidade na próxima semana. A Prefeitura de Goiânia mapeou 15 pontos, e destes, quatro serão liberados a partir de terça-feira (14).
Os primeiros pontos já definidos estão localizados nos seguintes cruzamentos: Avenida T-7 com a Avenida C-4, no Jardim América; Avenida Pires Fernandes com Avenida Tocantins, no Setor Aeroporto; Avenida Independência com a Rua do Contorno, Centro; e na Avenida 3ª Radial com a Rua 1.015, no Setor Pedro Ludovico.
O objetivo da implantação da direita livre em cruzamentos com semáforo com sinal vermelho é dar maior fluidez e evitar retenções no trânsito. Além disso, os estudos técnicos da SET apontam também a redução do tempo de viagem, diminuição do consumo de combustível e emissões de poluentes, menos congestionamentos locais e a melhoria na circulação de ônibus e transporte público.
Sinalização adequada
Para melhor adaptação dos motoristas certificação da segurança dos pedestres, a SET informou que equipes estarão nos cruzamentos nos primeiros 30 dias de implantação para orientações. A secretaria ressalta que o pedestre tem prioridade, por isso, há previsão de campanhas de conscientização, educação e fiscalização no trânsito para respeito à faixa de pedestres e proteção aos deslocamentos a pé em toda a cidade.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, assegurou que os cruzamentos mapeados foram devidamente estudados para garantir a segurança de motoristas e pedestres. “Na Nova Mobilidade, estamos estudando os cruzamentos mais adequados a esse tipo de conversão livre à direita, sem perder o foco na segurança dos pedestres, mas ao mesmo tempo reduzindo o tempo parado de forma desnecessária para os veículos no trânsito”, explicou.
Além do cumprimento rigoroso das leis de trânsito, como a velocidade máxima permitida pela via, os motoristas deverão ter atenção às demais normas para permanência da direita livre. “Nos cruzamentos onde a conversão à direita é permitida, a preferência é do pedestre. Por isso, é necessário que os motoristas reduzam a velocidade durante a conversão para evitar acidentes. Além disso, é importante se atentar aos sinais luminosos, não obstruir ou impedir a passagem do trânsito transversal e se atentar para a travessia de ciclistas”, pontuou o titular da Secretaria de Engenharia de Trânsito, Tarcísio de Abreu.
Intervenção legalizada
A conversão à direita é uma das inovações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), previstas na Lei nº 14.071/20, que possibilita ao condutor fazer a manobra mesmo diante de sinal vermelho do semáforo. Para tanto, é necessário que haja sinalização específica no local da mudança, para dar segurança tanto ao motorista como aos pedestres.
A conversão à direita já foi implantada nos cruzamentos da Avenida Anhanguera com a Raposo Tavares, no Bairro Capuava; Avenida Perimetral com a Avenida Noroeste, no Jardim Nova Esperança; e na Avenida Goiás Norte com a Avenida Oeste, no Setor Norte Ferroviário.
Confira a lista dos 15 pontos mapeados pela SET que terão a novidade implementada gradualmente:
- Avenida T-7 com a Avenida C-4
- Avenida Pires Fernandes com Avenida Tocantins
- Avenida Independência com a Rua do Contorno
- Avenida 3ª Radial com a Rua 1.015
- Avenida Milão com a Rua das Orquídeas
- Avenida T-9 com a Rua Flemington
- Avenida T-9 com Avenida Afonso Pena
- Avenida Rio Verde com Avenida Antônio Fidelis
- Avenida T-4 com Avenida Rui Barbosa
- Praça Santos com Avenida C-206
- Avenida Independência com Rua 6-A
- Avenida Portugal com Avenida T-8
- Avenida Marechal Rondon com Avenida Rio Branco
- Rua do Chumbo com Rua Cariri
- Avenida Dom Emanuel com Rua do Cristal
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