16 de julho de 2024
IRPF

Consulta a 2º lote de restituição do Imposto de Renda 2024 tem início nesta sexta (21)

Ao todo, 5.755.667 contribuintes deverão receber a restituição
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Tem início às 10 horas desta sexta-feira (21), a consulta ao segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2024. Ao todo, 5,75 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) receberão o valor de R$ 8,5 bilhões.

Segundo o Fisco, o valor irá para contribuintes com prioridade no reembolso, como moradores do Rio Grande do Sul, que foram afetados pelas enchentes causadas pelas chuvas no estado. A consulta poderá ser feita por meio do aplicativo da Receita Federal ou no site do órgão, na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”.

O pagamento será feito em 28 de junho, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar pendência, pode enviar declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.


Leia mais sobre: / / Economia