23 de abril de 2024
Características da fruta

Conheça o avocado e os benefícios de incluí-lo na alimentação

Conforme a nutricionista, a fruta é recomendada para antes e depois dos exercícios físicos
A fruta pode ser consumida no café da manhã e lanches, podendo usada para fazer cremes. (Foto: Divulgação).
A fruta pode ser consumida no café da manhã e lanches, podendo usada para fazer cremes. (Foto: Divulgação).

Diferente do abacate, o avocado possui um sabor mais suave e uma textura mais cremosa. E além do sabor de diferença sutil, a fruta é altamente nutritiva e com 10% a menos de calorias em comparação com o abacate. Conforme a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, a fruta é recomendada para antes e depois dos exercícios físicos, pois favorece a reposição de sais minerais e potássio, que previne cãibras.

“As gorduras do avocado, chamadas de monoinsaturadas, são consideradas ácidos graxos essenciais, substâncias fundamentais para nossa saúde, e têm ação anti-inflamatória e antioxidante, que ajuda na prevenção de doenças crônicas. Além disso, atuam na proliferação da flora benéfica no intestino e ajudam no trânsito intestinal”, explica a especialista, que também destaca que a fruta auxilia na saciedade das refeições e é excelente para a manutenção das células do sistema nervoso.

A fruta pode ser consumida no café da manhã e lanches, in natura, com mel, com aveia, com granola, picada com outras frutas ou com pasta de amendoim. Pode ser preparada como vitamina, batida com leite ou leite vegetal, e ir para o freezer, e se transformar em picolé caseiro muito nutritivo. “As torradas com avocado são um sucesso, além de fáceis de preparar e lindas”, lembra a nutricionista.

Benefícios do avocado

Renata cita que pesquisas comprovam os efeitos do consumo regular do avocado para a saúde cardiovascular. “Ele ajuda no controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol, na melhora em marcadores de inflamação. Especialistas estudaram pessoas com excesso de peso, diabete e hipertensão arterial e verificaram que os pacientes melhoraram os parâmetros de controle com o consumo regular de avocado”, afirma.

O avocado tem um componente extra chamado luteína, que atua, principalmente, na saúde da visão e protege as células do sistema ocular do envelhecimento precoce. Além disso, o alimento auxilia no processo de emagrecimento. “O consumo de uma porção de avocado ao longo de 12 semanas já demonstra benefícios em parâmetros metabólicos de pessoas com excesso de peso”, finaliza Renata.


Leia mais sobre: / / / Variedades

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019