25 de fevereiro de 2024
Sorte ou estratégia? • atualizado em 19/10/2022 às 08:54

Conheça as melhores dicas e estratégias para ganhar no bingo

Tradicional em todo o mundo, saiba as principais estratégias e truques para obter a vitória
Apesar de ser um jogo de sorte, estratégias podem fazê-lo obter o sucesso no bingo (Foto: Alejandro Garay)
Apesar de ser um jogo de sorte, estratégias podem fazê-lo obter o sucesso no bingo (Foto: Alejandro Garay)

Tradição nas festas juninas e também nas confraternizações de final de ano, o jogo do bingo desperta emoções entre grupos familiares e de amigos. Com o advento da internet, o formato tradicional de jogo passa a ficar disponível em diversas plataformas de cassino online. Apesar de ser um jogo de sorte, algumas estratégias e dicas podem lhe ajudar a alcançar o triunfo.

Estima-se que a sua origem é datada a partir do século XVI, na Itália. Apesar de se tratar de um meio de entretenimento, na antiguidade o bingo era usado como ferramenta para a escolha de conselheiros políticos.

Em suma, o bingo é um jogo muito simples e prático: basta comprar uma cartela com números e marcar aqueles que forem sorteados. Para fazer um “bingo” e ser premiado, basta preencher um padrão linhas e colunas, ou toda a cartela.

Em primeira mão, vamos entender o funcionamento do jogo.

Tipos de cartelas e bolas

Bingo – 90 bolas: neste formato o jogo é composto por 15 números, com cartelas de  9 colunas e 3 linhas. Em cada linha há 5 números, por conta disso, alguns espaços ficam vazios. 

Como ganhar no bingo de 90 bolas?

  1. Preenchendo totalmente uma linha (5 números sorteados);
  2. Preenchendo duas linhas;
  3. Ou completando a cartela.

Bingo – 80 bolas: neste modelo a cartela contém 80 bolas tem 16 números, as regras são semelhantes ao formato de 90 bolas.

Como ganhar no bingo de 80 bolas?

  1. Preenchendo uma ou mais linhas múltiplas e laterais;
  2. Completando a cartela.

Bingo – 75 bolas: há 5 colunas e 5 linhas, totalizando 24 números na cartela e deixando um espaço vazio no meio. Para ganhar, basta seguir as regras do bingo de 90 bolas.

Bingo – 30 bolas: o formato mais rápido e simples do jogo consiste em uma cartela com 3 linhas e 3 colunas, sem espaço vazio. Mas, atenção: para obter a vitória nesta modalidade, você precisa preencher os nove números da sua cartela.

Dicas de como ganhar no bingo

Elaboramos algumas dicas básicas que podem te ajudar a vencer no bingo:

  1. Participe de jogos com poucas pessoas: essa dica se aplica tanto para o jogo físico quanto para o online, afinal o bingo só tem um vencedor, portanto quantos menos pessoas jogando, maior será a sua chance de ganhar.
  2. Atenção para as cartelas: é fato que quanto mais cartelas você comprar, maior será a sua chance, entretanto essa dica só é válida se você for capaz de se atentar a todos os números de todas as cartelas.
  3. Ou participe mais dos jogos: uma dica válida para o método em que os números sorteados ficam dentro de uma bola é comprar menos cartelas e participar mais tempo dos jogos.

Estratégias criadas por especialistas

Embora os números sorteados sejam selecionados aleatoriamente, dois estudiosos criaram algumas estratégias baseadas em probabilidades, padrões e regras do jogo. Vamos conhecer as duas principais estratégias para ganhar no bingo.

Estratégia Granville

Criada por Joseph Granville, essa estratégia é aplicada geralmente aos jogos de 75 bolas, e  consiste em criar probabilidades, isso porque Granville observou que a maioria dos jogos possuem padrões.

O matemático afirma que a escolha correta da cartela é primordial para aumentar as chances de obter sucesso no jogo, segundo o mesmo autor, você precisa: 

●     ter uma quantidade igual de números pares e ímpares;

●     ter uma quantidade igual de números altos e baixos;

●     ter a mesma quantidade de números que terminam com 0, 1, 2, 3,4, 5, 6, 7, 8 e 9.

Estratégia Tippett

Já a estratégia de L.H.C. Tippett é baseada no tempo da partida, segundo o autor quanto mais curto for o jogo, maior a chance dos números sorteados serem próximos de 1 a 75. E quanto mais longa for a rodada, maior será a probabilidade de cair um número próximo ao 38.

Para aplicar essa estratégia é importante observar a velocidade das rodadas anteriores e escolher uma cartela de acordo com a duração do jogo.


Leia mais sobre: / / / Informativo