A vitória do Vila Nova por 2 a 1 sobre o Operário-PR, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, terminou com cenas lamentáveis no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga. O que dentro de campo foi um confronto direto na parte de cima da tabela acabou sendo marcado, após o apito final, por uma confusão generalizada envolvendo torcedores colorados posicionados no setor de cadeiras e integrantes da equipe paranaense.
O tumulto começou com bate-boca e troca de insultos entre torcedores do Vila Nova e jogadores, dirigentes e membros da comissão técnica do Operário-PR. O clima se agravou quando o zagueiro Jham Torres arremessou uma garrafa de água em direção às cadeiras e atingiu o ex-presidente do Vila Nova, Geso Oliveira.
O dirigente reagiu, mas acabou acertando o presidente do Operário-PR, Álvaro Góes, que teve o rosto atingido, sofreu um corte e ficou caído no local. Durante a confusão, outros objetos também foram lançados, incluindo uma lixeira, que chegou a ser arremessada para dentro do gramado, conforme registrado pela transmissão da ESPN Brasil.
Em meio ao cenário de tensão, o jogador Berto, do Operário-PR, afirmou ter sido vítima de racismo. “Eu agi de cabeça quente, não devia ter feito isso, mas também fui alvo de agressões. Teve situação de racismo, e isso não pode acontecer. Fui chamado de macaquinho”, declarou o atleta que estava bastante revoltado com a situação.
Do lado do clube goiano, o vice-presidente Hugo Jorge Bravo se pronunciou, pediu desculpas aos dirigentes do Operário-PR e ao jogador envolvido, e demonstrou indignação com o ocorrido. “Estou extremamente envergonhado com o que aconteceu. Nosso clube não admite esse tipo de atitude. Se houve racismo, essa pessoa precisa ser identificada e punida”, afirmou. O dirigente ainda garantiu que o Vila Nova irá colaborar com as investigações para identificar o responsável pelas ofensas.
CONFUSÃO NO OBA
— Charlie Pereira (@charliepereira_) April 19, 2026
Vídeo que circula nas redes sociais, fica claro que o jogador número 18 do @OFECoficial Jhan Pool atira um objeto no ex-presidente do @VilaNovaFC Geso Oliveira – o dirigente revida a agressão, mas acerta outro objeto no presidente do Operário – José Alvaro. pic.twitter.com/h6WgIapfnX
O caso agora está sob responsabilidade das autoridades, que irão apurar os fatos e tomar as medidas cabíveis. O episódio, que inclui agressões, arremesso de objetos e denúncia de racismo, deve ter desdobramentos tanto na esfera esportiva quanto na criminal.
Leia mais sobre: Campeonato Brasileiro / Operário-PR / Vila Nova Futebol Clube / Esportes / Vila Nova Futebol Clube

