18 de agosto de 2022
Campanha

Confira como fica a vacinação anticovid, Sarampo e Influenza durante o feriado prolongado em Goiânia

Para vacinas, a estratégia contempla o público infantil e adulto, além de idosos com 60 anos ou mais
(Foto: Jucimar Sousa)
(Foto: Jucimar Sousa)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza, neste sábado (21) à terça-feira (24), no feriado prolongado da Padroeira de Goiânia, vacinação contra a Covid-19, Influenza e Sarampo. Há realização, também, de testagem ampliada para o coronavírus sem agendamento. Além do atendimento 24 horas em 16 unidades urgência e emergência.

Para vacinas, a estratégia contempla o público infantil e adulto, além de idosos com 60 anos ou mais, que precisam completar o esquema vacinal com a aplicação da segunda dose de reforço (4ª dose).

Neste período, o único dia que não terá vacinação será no domingo (22/05). No sábado (21/05), serão dois pontos móveis, com a van da VacinAção e dois pontos fixos. A van, com horário de atendimento das 08h às 16h, faz a busca ativa de pessoas com, pelo menos, 12 anos e que estejam com o esquema de imunização incompleto.

Continua após a publicidade

Os pontos fixos são no Centro Municipal de Vacinação (CMV), localizado no Setor Pedro Ludovico e no Ciams Urias Magalhães, localizado no Setor Urias Magalhães. As duas unidades vão atender o público infantil e adulto. O horário de atendimento é das 08h às 17h.

Aplicação

Influenza

O público apto a se vacinar contra Influenza são os idosos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de 05 anos (04 anos, 11 meses e 29 dias), professores, indígenas, agentes das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, comorbidades ou deficiência permanente, além dos imunossuprimidos.

Continua após a publicidade

Para receber a vacina, os trabalhadores da saúde, professores, caminhoneiros e agentes das Forças Armadas devem apresentar documento que comprove a atividade, como contracheque, crachá, entre outros. As gestantes devem apresentar ultrassonografia ou exame Beta HCG. Os idosos, documento pessoal com foto. As crianças, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinação e um documento, e os imunossuprimidos precisam apresentar qualquer comprovante, como receita ou relatório médico.

Sarampo

No caso do Sarampo, a vacina está disponível para os trabalhadores da saúde e as crianças de seis meses a menores de 05 anos. Neste feriado da Padroeira de Goiânia, a imunização poderá ser feita no CMV e no Ciams Urias Magalhães. Os trabalhadores da saúde precisam apresentar documento que comprove a atividade, como contracheque, crachá, entre outros. As crianças devem apresentar, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinação e um documento.

Covid-19

A vacinação para Covid-19 está disponível para pessoas com idade acima de 05 anos, segundo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para o recebimento das doses. Sobre a documentação, as pessoas com idade acima de 12 anos precisam apresentar documento com foto, comprovantes de vacinação e endereço.

As crianças devem apresentar, obrigatoriamente, o Cartão de Vacinação, um documento e o comprovante de endereço. Os pais que não puderem acompanhar os filhos precisam preencher autorização para que outras pessoas acompanhem a criança. O documento está disponível na página do ImunizaGyn no site da Prefeitura de Goiânia (www.goiania.go.gov.br/imunizagyn).

Leia também: