13 de junho de 2024
Tradição • atualizado em 17/05/2024 às 17:37

Confira a programação das Cavalhadas de Santa Cruz de Goiás, que segue até domingo (19)

Em entrevista ao Diário de Goiás, o prefeito do município, Angelo da Paz, afirmou que nos últimos anos a festa tem evoluído
As primeiras Cavalhadas na cidade ocorreu em 1816 e tem mais de 200 anos de tradição no Estado. (Foto: Prefeitura de Santa Cruz de Goiás).
As primeiras Cavalhadas na cidade ocorreu em 1816 e tem mais de 200 anos de tradição no Estado. (Foto: Prefeitura de Santa Cruz de Goiás).

As Cavalhadas de Santa Cruz de Goiás têm uma tradição que ultrapassa 200 anos. E essa tradição se mantém viva com uma festa regada a ancestralidade, muita música e cultura. Neste ano, a abertura ocorreu nesta última quinta-feira (16) com o show do Trio Parada Dura e a dupla Leo Matos e Marcel. O evento segue com entrada gratuita até domingo (19), com o foco nas apresentações das Cavalhadas.

Em entrevista ao Diário de Goiás, o prefeito do município, Angelo da Paz, afirmou que nos últimos anos a festa tem evoluído muito, inclusive caindo no gosto dos mais jovens, que serão os grandes responsáveis para levar a tradição adiante. “Temos uma grande parte de jovens que estão apresentando na Cavalhada, com muito carinho e com muito amor. E tem sido uma Cavalhada muito bonita. Ano após ano, as Cavalhadas de Santa Cruz têm se desenvolvido muito”, disse o chefe municipal.

Neste ano, Angelo conta que as Cavalhadas serão apresentadas no sábado (18) e domingo (19), e o clima das preparações está repleto de ânimo e empolgação. Nos ensaios, cavaleiros e damas se dedicam para deslumbrar os espectadores. Apesar de alguns contratempos por questões de saúde de alguns dos cavaleiros, Angelo conta que essa edição tem tudo para ser uma das melhores.

A gente tem trabalhado para isso, para fazer o melhor e dar a melhor festa das Cavalhadas para a população de Santa Cruz e todos os visitantes.

Prefeito Angelo da Paz

Angelo também destaca que na época das Cavalhadas o comércio local também é bastante agitado. O comércio está animado. “Apesar de ser uma cidade histórica pequena, nós temos as barraquinhas da festa. Ontem a gente teve o show com o Trio Parada Dura e estava lotado, com os barraqueiros vendendo muito apesar de ser um dia de semana”, afirmou.

Tradicional Cavalhadas de Santa Cruz de Goiás

As Cavalhadas de Santa Cruz têm uma tradição que ultrapassa 200 anos. A primeira encenação foi em 1816, sendo assim, a mais antiga Cavalhada do Estado. No evento, que acontece anualmente no final do mês de maio, moradores da cidade revivem a batalha medieval na época do imperador Carlos Magno.

Usando lanças, espadas e armas de fogo, mouros e cristãos entraram em ação e se enfrentaram. O objetivo é converter os mouros que invadiram a Península Ibérica para tentar impor a doutrina de Maomé. No final os mouros são rendidos se tornando cristãos. O espetáculo é uma mistura de folclore, religiosidade e fé, que impressiona.

Programação de shows

Sábado 18 de maio
João Marcos e Carlos
Banda Brizza
DJ Kaio Max

Domingo 19 de maio
Jhenifer Scheffer
DJ Jiraya Uai


Leia mais sobre: / / Cidades / Cultura e Entretenimento / Variedades

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019