13 de abril de 2024
MISSÃO

Confira a imagem da Lua capturada por módulo de pouso inteligente em missão do Japão

Japão se tornou o 5º país do mundo a conseguir pousar na Lua, por meio de sonda não-tripulada SLIM
O SLIM consiste em um módulo de pouso inteligente para investigar a Lua. (Foto: reprodução)
O SLIM consiste em um módulo de pouso inteligente para investigar a Lua. (Foto: reprodução)

Uma imagem inédita do solo lunar, capturada por sonda não-tripulada “SLIM”, foi divulgada pelo Japão, nesta quinta-feira (25). Com o pouso do módulo na Lua, na última sexta-feira (19), o Japão se tornou o 5º país do mundo a conseguir o feito. Segundo a Agência Especial Japonesa (Jaxa), a sonda fotografou e transmitiu dados por meio de um robô ejetável.

O SLIM consiste em um módulo de pouso inteligente para investigar a Lua e o pouco foi feito a poucos metros do alvo estipulado pelo Japão. De acordo com a Jaxa, com isso, foi possível receber dados do módulo pouco menos de 3 horas após o pouso e o envio das informações foi feito antes que perdesse energia.

Os painéis solares do SLIM não conseguiram gerar eletricidade por causa de um possível posicionamento incorreto do módulo, mas uma mudança na direção da luz solar é capaz de corrigir o problema.

SLIM

O SLIM consiste em um módulo compacto com cerca de 1,7 metro de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,4 metros de altura. Quando foi lançado e se aproximava da Lua, o módulo começou a trajetória de descida acionando os “olhos inteligentes”, que é um sistema de algoritmos, imagens e mapas pré-carregados.

Os mapas pré-carregados servem para determinar exatamente onde estava acima da superfície da Lua, algo fundamental, uma vez que o terreno é inclinado e era necessário evitar obstáculos para o sucesso da missão.

No SLIM tem dois mini-robôs ejetáveis, sendo um veículo saltador e um rover, ambos desenvolvidos em colaboração com a Sony. Os dispositivos possibilitam a captura de imagens.

Confira a imagem da Lua capturada pelo SLIM

Foto: JAXA/Takara Tomy/Sony Group Corporation/Doshisha Universityl

Leia mais sobre: / / / / / / Mundo

Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.