13 de junho de 2024
Atualidades

Conferência Estadual de Advogados da OAB-GO discute temas de práticas ambientais e tecnologia

O evento voltado para intercâmbio de conhecimento na advocacia debateu sobre práticas sustentáveis, marketing digital e mulheres na advocacia, nesta quarta (5)
A Conferência Estadual da Advocacia de Goiás aconteceu esta semana no Teatro Goiânia. Foto: Reprodução/OAB
A Conferência Estadual da Advocacia de Goiás aconteceu esta semana no Teatro Goiânia. Foto: Reprodução/OAB

A Conferência Estadual da Advocacia de Goiás, que aconteceu esta semana, na capital, reuniu profissionais do direito e de outras áreas para debater temas atuais, de modo a impulsionar a advocacia e fortalecer a união da categoria. Nesta quarta-feira (5), último dia de evento, o intercâmbio de ideias foi voltado para discussão sobre práticas sustentáveis, aplicação do marketing digital e a participação ativa das mulheres na prática jurídica.

Boas práticas ambientais

No Painel VII, intitulado “ESG: Desafios e Oportunidades para a Advocacia”, reuniram-se especialistas para discutir a crescente relevância das práticas de Environmental, Social, and Governance (ESG) e seu impacto na advocacia. Os palestrantes convidados foram Jacó Coelho, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), e Ricardo José Soavinski, diretor-presidente da Saneago e vice-presidente nacional da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), além de outras participações especiais.

Eles explanaram a crescente relevância das práticas ESG no cenário corporativo e jurídico, desafios e oportunidades para advogados e aspectos sociais que impactam a cidadania. O presidente da Casag abordou aspectos sociais e de governança no contexto ESG.

O analista ambiental de carreira do Ministério do Meio Ambiente do Governo Federal, Ricardo José Soavinski, também enfatizou a importância da sustentabilidade e como incorporar práticas ESG em suas operações empresariais.

Tecnologia e modernidade

No âmbito digital, a advocacia discutiu no Painel VI, intitulado “Posicionamento Digital da Advocacia: O Marketing Digital é para Todos”, a importância e as estratégias digitais para advogados. As palestras ficaram no encargo de Thais Inácia, presidente da OAB Subseção de São Luís de Montes Belos, que também é influenciadora digital com mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais e de Camila Masera, advogada com atuação em Família e Sucessões desde 2016, mentora de advogados e idealizadora do perfil “Advogando em Família” no Instagram.

Thais trouxe dicas para produção de conteúdo e vivência digital. Já Camila destacou a necessidade de encarar o digital e a produção de conteúdo como compromisso diário. Ao final das exposições, o secretário do painel, Giovani Machado, juiz do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-GO, explanou sobre a importância de advogados e advogadas se preocuparem em criar conteúdo de valor. 

Mulheres na advocacia

A participação ativa das mulheres na prática jurídica foi tema de discussão no “Mulheres na Advocacia: Liderança e Empreendedorismo”. A mesa foi presidida pela secretaria-adjunta Fernanda Terra e composta pela presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Fabíola Ariadne, atuante como secretária dos trabalhos, e pelas palestrantes Thassya Prado, advogada empresarial, especialista em gestão de pessoas, gestão empresarial e tribunais superiores; e Gabriela Pereira, advogada especialista em Direito Imobiliário, Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social.

A discussão foi pautada na luta da mulheres na advocacia, ao longo dos anos, para serem vistas na posição que merecem. Foi abordado também a necessidade das mulheres em terem que dividir a atenção com o lado profissional, materno e familiar, demonstrando, ainda, que com foco, gestão de tempo, adaptabilidade e mentalidade de crescimento é possível se tornar uma profissional de destaque.


Leia mais sobre: / Direito e Justiça

Luana Cardoso

Luana

Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024. Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa.