27 de maio de 2022
Cidades

Quase 170 mil motoristas ganham desconto de 50% no IPVA

Só este ano, mais de 166 mil proprietários de veículos e motocicletas populares pagaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com uma redução de 50%. A lei estadual, que já vigora há três anos, beneficia os condutores de carros com potência de 1.0 e motocicletas de 125 cilindradas, que não tenham cometido infração no período de um ano e com o licenciamento pago até a data do vencimento.

De acordo com dados da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), até junho deste ano já foram contabilizados 94.761 carros e 72.232 motocicletas. Segundo a coordenadora de IPVA da Sefaz, Fernanda César Santiago, o objetivo é dar desconto para os proprietários de veículos populares, diminuir o número de multas, como forma de educar o condutor, e fazer com que este mantenha seu licenciamento quitado em dia.

Continua após a publicidade

ALTERAÇÃO DO CALENDÁRIO DE PAGAMENTO

Houve alteração no calendário para pagamento do IPVA em relação à terceira parcela do imposto ou quota única, que passou a ter duas datas de vencimento. Além disso, o número da placa a ser levado em consideração não será mais o último e, sim, a última dezena. Por exemplo, os finais de placa agora são 01, 11, 21, 31, e assim por diante. 

Para pagamento da terceira parcela, os condutores que possuem veículos com o final das placas 05, 15, 25, 35 e 45 devem ter quitado o imposto até o dia 3 de julho. Já os que possuem final 55, 65, 75, 85 e 95 devem pagar até o dia 15 de julho. Em seguida, os outros números. 

Continua após a publicidade

Leia mais sobre:
Cidades