01 de dezembro de 2024
Consciência Negra • atualizado em 29/11/2024 às 11:13

Concurso Miss & Mister Afro 2024 é realizado nesta sexta-feira (29), em Goiânia

Em sua terceira edição, o evento tem foco principal na conscientização, auto aceitação e elevação da autoestima da população afrodescendente
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, a Ascenda Brasil promove, em Goiânia, o concurso Miss e Mister Afro Goiás 2024. O evento ocorre nesta sexta-feira (29), a partir das 19 horas, no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg).

De acordo com a presidente da Ascenda, a socióloga Dilze Percílio, o evento tem como objetivo elevar a autoestima e proporcionar oportunidades de trabalho e renda para homens e mulheres negros e toda uma cadeia produtiva. “O projeto contribui para a inclusão econômica e a representatividade da população afrodescendente no mercado da moda e beleza”, frisa.

Segundo Percílio, o concurso Miss e Mister Afro Goiás é hoje o principal e maior concurso de exaltação da beleza negra no estado. “O concurso acontece desde 2019 com o foco principal na conscientização, auto aceitação e elevação da autoestima da população afrodescendente”, explica.

“Apesar da população brasileira ser majoritariamente formada por pretos e pardos, o biotipo de mulheres e homens que o Brasil exportava a partir dos seus concursos de beleza não correspondiam à realidade étnica nacional, daí a necessidade de ter um concurso de beleza que de fato represente a nossa brasilidade”, salienta.

Trata-se, de acordo com Percílio, de um concurso que vai além da promoção da beleza estética. “Ele exalta a riqueza da herança africana e empodera homens e mulheres negras em sua trajetória de representatividade. O Miss &Mister Afro vai além do padrão de concursos de beleza tradicionais, ele cria um espaço para que mulheres negras sejam celebradas e inspirem outras a se sentirem orgulhosas de sua identidade”, pontua.

A Força da Mulher Negra

Na última semana, foi lançado, ainda, a segunda edição do livro “Pluralidades – A Força da Mulher Negra”, composto por artigos escritos por 15 autoras, dentre elas, Dilze Percílio. A obra traz uma discussão sobre o protagonismo da mulher negra na sociedade, com o intuito de fortalecer vozes, compartilhar vivências e fortalecer a representatividade.


Leia mais sobre: / Cultura & Entretenimento