27 de fevereiro de 2024
Limpeza urbana

Comurg realiza plano de limpeza em 34 feiras de Goiânia

Ação é motivada pelo aumento da produção de lixo e resíduos durante as feiras dos finais de semana, na capital
Foto: Luciano Magalhães
Foto: Luciano Magalhães

Neste final de semana, a ação da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), recolheu resíduos orgânicos de 34 feiras da capital. O plano de limpeza urbana, intensificado no fim de semana, é motivado pelo aumento de descarte de materiais orgânicos, como sobras de frutas, verduras e outros alimentos, que são descartados por frequentadores e donos de barracas.

O presidente da Comurg, Alisson Borges, explicou que a limpeza é iniciada logo que as feiras terminam, para que as vias sejam liberadas devidamente higienizadas. “Nos finais de semana há uma movimentação mais intensa de feiras e, consequentemente, ocorre mais produção de lixo. Com isso, o recolhimento dos resíduos é iniciado logo que a feira termina, devido à necessidade de liberar o trânsito e evitar congestionamento. No caso das feiras que são realizadas nas ruas, a atividade se estende pela via e inclui limpeza de calçadas e sarjetas”, explica Borges.

Mesmo com a orientação de que os próprios feirantes se responsabilizem pela limpeza de suas barracas, há necessidade da ação da equipe de limpeza da Comurg. “A feira é patrimônio histórico e todos os dias da semana é possível encontrar uma em algum bairro. Geralmente as diurnas iniciam às 7h e terminam às 14h, e as noturnas começam às 16h e com previsão de término às 22h. Por isso, há sempre necessidade de reforço nos serviços de higienização e organização desses locais”, afirma Alisson.


Leia mais sobre: / / Cidades

Luana Cardoso

Luana

Estagiária de Jornalismo do convênio entre a UFG e o Diário de Goiás.