19 de abril de 2025
Inspeção • atualizado em 24/03/2025 às 15:44

Comurg notifica 3.315 moradores por descarte irregular de resíduos e materiais nas calçadas

O saldo é resultado de dez dias de fiscalização da programação da primeira etapa de execução
Entre os itens mais descartados estão entulhos, com restos de obras, galhadas e móveis inservíveis, como sofás e guarda-roupas. Foto: Luciano Diniz
Entre os itens mais descartados estão entulhos, com restos de obras, galhadas e móveis inservíveis, como sofás e guarda-roupas. Foto: Luciano Diniz

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) aplicou 3.315 notificações administrativas a moradores de Goiânia que descartaram irregularmente resíduos e materiais nas calçadas da cidade. A primeira etapa de fiscalização da Comurg visitou 40 bairros durante dez dias.

De acordo com o relatório da Comurg, entre os itens mais descartados estão entulhos, com restos de obras, galhadas e móveis inservíveis, como sofás e guarda-roupas. Somente na última quarta-feira, no dia 19 de março, foram efetuadas 537 notificações do tipo.

Entre os bairros já visitados, em que foram registradas as ocorrências estão: Jardim América, Tremendão, Bela Vista, Novo Planalto, Colorado, Vila Aurora, Castelo Branco, Santa Tereza, Novo Mundo, Vila Morais, Vila Romana, Hortênsias, Privê Norte, Jardim América, Santa Helena, São Luiz, Centro Oeste, Vila Perdizes, Vila Xavier, Vila Jacaré, Vila Paraíso, Aeroviário, Rodoviário, Esplanada do Anicuns, Vila João Vaz e Vila Abajá.

A prática é proibida, pois, além de oferecer riscos aos pedestres que circulam pelas ruas e avenidas, promove o acúmulo de lixos e a proliferação de insetos e outros animais. O presidente da Comurg, Cleber Aparecido Santos, destacou a importância da fiscalização e da conscientização dos moradores. “Esse tipo de atitude é proibido pelo Código de Posturas do Município, além de prejudicar a mobilidade de pedestres comuns e pessoas com deficiência”, ressaltou.

Descarte correto

Como alternativa para o descarte correto dos resíduos inorgânicos, a Prefeitura de Goiânia inaugurou mais oito pontos de descarte de lixo, onde os moradores podem depositar os materiais gratuitamente. De acordo com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), os pontos provisórios serão limpos diariamente pelas equipes municipais.

Cada cidadão pode descartar até dois metros cúbicos de resíduos, o equivalente ao volume de uma carretinha ou da carroceria de uma caminhonete. Materiais excedentes devem ser encaminhados ao aterro sanitário.

Nestes ecopontos temporários, podem ser descartados: entulhos de construção; resíduos de poda e jardim; materiais recicláveis e móveis (uma unidade por pessoa, recolhidos pelo serviço Cata-Treco). Além dos pontos provisórios, Goiânia conta com ecopontos fixos, que recebem os mesmos tipos de resíduos, além de eletrônicos, com limite de três unidades por pessoa; pneus, até quatro unidades por pessoa; e óleo de cozinha usado.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Geral / Goiânia