03 de março de 2024
Emoção

Comercial une Elis Regina e Maria Rita em campanha criada por inteligência artificial; assista

Cantando "Como nossos pais", vídeo comemora os 70 anos da Volkswagen
Elis Regina e Maria Rita em vídeo da campanha da Volkswagen. (Imagens: reprodução)
Elis Regina e Maria Rita em vídeo da campanha da Volkswagen. (Imagens: reprodução)

O novo comercial feito para comemorar os 70 anos da Volkswagen acabou de ser lançado e já está entre os assuntos mais comentados da internet: Motivo: uniu as cantoras Elis Regina e Maria Rita, mãe e filha, pela primeira vez, graças à tecnologia e à inteligência artificial.

Elis Regina, que morreu há 41 anos e Maria Rita, de 45, aparecem cantando “Como nossos pais”, de Belchior, que fez sucesso na voz de Elis na década de 1970. O vídeo, que começa com Maria Rita dirigindo uma ID.Buzz, logo traz Elis dirigindo uma Kombi antiga. Ainda no comercia, aparecem um Fusca e uma Brasília, dois carros icônicos da montadora. Assista abaixo.

A Volkswagen usou uma tecnologia chamada “deepfake” para trazer Elis Regina para a campanha junto com sua filha. A técnica, que usa inteligência artificial, permite criar adulterações realistas com o rosto de pessoas e, pelo jeito, funcionou, já que emocionou brasileiros é se tornou um dos assuntos mais comentados desta manhã de terça.

Para a produção do comercial com Elis Regina e Maria Rita, uma atriz dublê foi usada para se passar pela Elis e dirigindo o veículo. O rosto da cantora foi colocado depois, por meio de uma tecnologia de reconhecimento facial. A voz da música inserida no vídeo é original da cantora.

O filme é uma criação da agência AlmapBBDO e foi produzido pela Boiler Filmes, com direção de Dulcidio Caldeira. Após as gravações, o vídeo passou por uma pós-produção em uma empresa norte-americana especializada, que tem experiência em projetos feitos em Hollywood.


Leia mais sobre: Entretenimento

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.