27 de fevereiro de 2024
CAMPANHA DO ACESSO • atualizado em 26/11/2023 às 14:38

Com o segundo melhor ataque, confira os números do Atlético-GO na Série B 2023

Atlético-GO 3 x 0 Guarani pela 38ª rodada da Sèrie B 2023 / Foto: Atlético-GO
Atlético-GO 3 x 0 Guarani pela 38ª rodada da Sèrie B 2023 / Foto: Atlético-GO

O Atlético-GO conquistou o acesso à Série A com a vitória sobre o Guarani, por 3 x 0. Com isso, o quarto acesso à elite do futebol brasileiro veio através de ótima campanha rubro-negra no aspecto ofensivo, o que resultou no 4º lugar da competição.

Em geral, o desempenho do Dragão, claro, é positivo por alcançar o objetivo principal: o retorno à Série A. Além disso, o poder ofensivo foi notável, com 56 gols nos 38 compromissos, a segunda equipe que mais balançou as redes no torneio.

Torcida do Dragão / Foto: Atlético-GO

Apesar do êxito na frente, o time goiano sofreu atrás. Mesmo terminando na 4ª posição, foi o quinto clube com mais gols sofridos (46), atrás de adversários que terminaram o campeonato na segunda parte da tabela: Avaí, 13º colocado e 48 gols sofridos; Tombense, 18º colocado e 50 gols sofridos; Londrina, 19º colocado e 58 gols sofridos; ABC, 20º colocado e 51 gols sofridos.

A irregularidade no primeiro turno pode ser explicada pela fragilidade defensiva, já que levou 27 gols nos primeiros 19 jogos da Série B. No entanto, a arrancada para o acesso veio no 2º turno, onde venceu 10 das primeiras 14 partidas. Vale ressaltar que foi o clube que menos perdeu no campeonato: apenas oito vezes.

Nas performances individuais, o atacante Gustavo Coutinho e o meia Shaylon foram os expoentes do Dragão. O camisa 9 foi o artilheiro do campeonato com 14 gols (hat-trick contra a Tombense), enquanto o camisa 10 serviu os companheiros em seis oportunidades. Destaque também para o goleiro Ronaldo, com boas atuações ao longo da competição, inclusive defendendo pênalti contra o Novorizontino no último lance do confronto, essencial para o retorno à elite do futebol brasileiro.

Gustavo Coutinho foi artilheiro do torneio / Foto: Atlético-GO

Portanto, o Atlético-GO venceu 17 duelos, empatou 13 e perdeu oito, acumulando 64 pontos.

Comemoração rubro-negra após o apito final / Foto: Atlético-GO

Leia mais sobre: / / Atlético Goianiense / Esportes