28 de junho de 2022
Aparecida de Goiânia

Com novos respiradores, Aparecida de Goiânia chega a 130 UTIs para Covid-19

Prefeito Gustavo Mendanha e secretário Alessandro Magalhães recebem equipamentos. (Foto: Rodrigo Estrela)
Prefeito Gustavo Mendanha e secretário Alessandro Magalhães recebem equipamentos. (Foto: Rodrigo Estrela)

Foram entregues à prefeitura de Aparecida de Goiânia, nesta sexta-feira (10), 40 novos respiradores. Os equipamentos vão possibilitar a elevação da capacidade hospitalar do município, que vai passar a contar com 130 leitos de UTI exclusivos para tratamento de Covid-19.

Os ventiladores mecânicos serão montados já na próxima semana no Hospital Municipal de Aparecida (Hmap) e comporão também um Centro de Internação que está sendo estruturado pela Prefeitura e que deve ser entregue até o fim do mês.

“Vamos instalar 40 novos leitos de UTI na próxima semana. Estamos na expectativa de receber mais 10 respiradores do Hospital Sírio-Libanês também nos próximos dias, totalizando 130 UTI´s exclusivas para tratamento da Covid-19. Assim, estamos elevando a capacidade da rede municipal e coletivizando mais o tratamento que oferecemos”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha.

Continua após a publicidade

O secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, explicou a importância dos ventiladores mecânicos no enfrentamento à pandemia: “A Covid-19 ataca o pulmão fortemente, deixando diversos paciente impossibilitados de fazer as trocas gasosas pulmonares necessárias. O ventilador mecânico assume então esse papel, fazendo com que a pessoa consiga oxigenar o sangue. São equipamentos fundamentais para manter vivos os pacientes graves”.

De acordo com o secretário, a expectativa é que, mantendo-se as taxas de ocupação de leitos de UTI estáveis, como vem ocorrendo nos últimos dias, Aparecida retorne ao cenário amarelo da Matriz de Risco do Ministério da Saúde, reduzindo assim o escalonamento social intermitente. “Com a aquisição desses ventiladores teremos 130 UTI´s. Além disso, outros 110 leitos de semi-UTI´s estão sendo estruturados. 20 deles continuarão no Hmap e o restante funcionará em um Centro de Internação que a Prefeitura está implantando e que deve ficar pronto até o fim do mês”, pontuou.

Os 40 novos ventiladores mecânicos adquiridos pela Prefeitura de Aparecida destinados ao tratamento de pacientes da Covid-19 foram comprados por meio de pregão eletrônico ao custo de R$ 60 mil cada. O edital do processo licitatório foi publicado no dia 26 de junho e hoje, 14 dias após a abertura, os equipamentos foram entregues. Na próxima semana já estarão montados, prontos para uso.

Continua após a publicidade