27 de maio de 2022
Aparecida de Goiânia

Com foco em aplicar dose reforço da Janssen, Aparecida realiza novo mutirão da vacinação

A Prefeitura de Aparecida vai realizar ao longo desta semana, um novo Mutirão de Vacinação contra a Covid-19. Desta vez, o foco é a aplicação do reforço da Janssen. Diferente das demais, que contam com primeira e segunda dose, a vacina da Janssen foi disponibilizada no formato dose única, mas que tais quais outros imunizantes, o reforço também se faz necessário.

Em Aparecida, o intervalo mínimo entre a aplicação da dose única e o reforço dessa vacina é de dois meses. Com a força-tarefa desta semana, a Prefeitura espera completar o esquema vacinal de cerca de dez mil pessoas. A aplicação do imunizante da Johnson & Johnson ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no drive-thru da Cidade Administrativa e na Central de Imunização. Aos sábados, os locais funcionam das 8h às 12h.

Segundo o último levantamento da Secretaria de Saúde de Aparecida, aproximadamente 16 mil pessoas receberam a dose única da vacina Janssen em Aparecida. A primeira remessa do imunizante chegou à cidade em junho de 2021.

Continua após a publicidade

“Desse total, cerca de 10 mil não vieram aos postos receber o reforço. É um número alto e preocupante. Assim como os outros imunizantes, a vacina da Johnson & Johnson requer aplicação do reforço para aumento da eficácia. Por isso, estamos fazendo essa mobilização e convocação. É necessário que as pessoas entendam que, sem o reforço, a proteção é reduzida. Assim, as pessoas ficam mais vulneráveis às variantes do Coronavírus”, alerta a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Demais vacinas

Além da Janssen, Aparecida segue vacinando a população com os outros imunizantes (Coronavac, AstraZeneca e Pfizer). Ao todo, são 38 postos que funcionam sem necessidade de agendamento. A primeira dose está disponível para pessoas a partir de 12 anos de idade, mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Continua após a publicidade

Já a segunda dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação, seguidos pela Secretaria de Saúde: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Leia mais sobre:
Aparecida de Goiânia