O técnico Guto Ferreira fará sua estreia no comando do Vila Nova nesta quarta-feira (01/04), às 19 horas, diante do Sport, na Ilha do Retiro, pela 2ª Rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Antes do duelo, o treinador acompanhou de perto a goleada por 6 a 0 sobre o Operário-MS, pela Copa Centro-Oeste, e fez questão de valorizar a atuação da equipe, destacando o desempenho coletivo e individual dos atletas.
Ao analisar o grupo colorado, Guto Ferreira preferiu enfatizar os pontos positivos e evitou expor fragilidades. “Eu vou falar das qualidades, porque as deficiências nós somos conscientes e estamos trabalhando para corrigir. A principal qualidade é a disposição, a vontade de fazer cada dia melhor, treinando com muita dedicação, intensidade e concentração”, afirmou. O treinador ainda ressaltou a inteligência dos jogadores dentro de campo e a capacidade de assimilação das ideias propostas pela comissão técnica.
Durante a avaliação da goleada na Copa Centro-Oeste, alguns nomes foram citados diretamente pelo comandante. “Nós vimos, por exemplo, o Enzo já fazendo diferença. O Dodô estava questionado, olha o que ele jogou. O Willian Maranhão foi espetacular. Os meninos da zaga cresceram, o Elias participando muito… se eu for falar de todos, vou acabar sendo injusto”, comentou. Guto Ferreira também destacou o retorno do atacante Bruno Xavier e a importância do ambiente positivo criado dentro do elenco.
Outro ponto bastante enfatizado pelo treinador foi a questão mental, especialmente a confiança dos atletas. “Confiança não se negocia. Ela não vem de fora para dentro, vem de dentro para fora. Se você não confia em você, quem vai confiar? E isso depende da qualidade do trabalho, da entrega e do foco. É isso que eles vêm fazendo”, destacou. Segundo ele, o bom desempenho é consequência direta do comprometimento diário e da organização nos treinamentos.
Projetando o confronto diante do Sport, o técnico alertou para o nível de exigência da partida. “Cada jogo é diferente, é outro nível de adversário, outro ambiente. Nós temos que estar preparados para tudo isso, entrar com pensamento vencedor e buscar o resultado. Não adianta falar, nós temos que ir lá e fazer”, concluiu. O Vila Nova busca sua primeira vitória na Série B após estrear com empate diante do CRB, enquanto o Sport também tenta se recuperar depois de empatar fora de casa com o Cuiabá.
Leia mais sobre: Campeonato Brasileiro / Guto Ferreira / Vila Nova Futebol Clube / Esportes / Vila Nova Futebol Clube

