09 de outubro de 2024
Política

Com Bolsonaro fora, Hamilton Mourão assume presidência e fará pronunciamento em TV aberta

Vice-presidente assume presidência após presidente derrotado nas eleições embarcar para os Estados Unidos
Senador eleito, Hamilton Mourão vai assumir a presidência até o fim da gestão (Foto: Divulgação/Instagram/@Hamilton Mourão)
Senador eleito, Hamilton Mourão vai assumir a presidência até o fim da gestão (Foto: Divulgação/Instagram/@Hamilton Mourão)

O tradicional pronunciamento de Ano Novo em Rádio e TV aberta, neste sábado (31/12), será feito pelo vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), já como presidente em exercício. É que o titular Jair Bolsonaro (PL) abandonou o posto em direção aos Estados Unidos, desprezando o rito democrático e não participando da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O pronunciamento está previsto para ir ao ar às 20 horas deste sábado e terá duração de sete minutos. Senador eleito, Mourão chegou a cogitar a passar a faixa ao eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, mas declinou da ideia e não deve participar do rito no próximo domingo (01). A tendência é que um inédito ato simbólico ocorra.

Bolsonaro faz última live e corre para os Estados Unidos

Em um de seus últimos atos, o presidente realizou uma transmissão ao vivo. Bolsonaro embarcou para os Estados Unidos, na sequência, e passará uma temporada por uma temporada recluso. Com informações da CNN Brasil, o candidato derrotado nas eleições de outubro partiu por volta das 14 horas e tem como destino Orlando.

O movimento confirma as informações que a imprensa já vinha revelando ao longo das últimas semanas. Bolsonaro sequer ficará para posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tampouco passará a faixa presidencial ao petista. Antes de ir para os Estados Unidos, Bolsonaro promoveu um dos seus últimos atos frente a presidência da República, promovendo a troca no comando das Forças Armadas por nomes indicados pelo petista.

Também não deixou de fazer um pronunciamento por aproximadamente 50 minutos nas redes sociais. Foi a primeira vez que falou por tanto tempo desde que perdeu a eleição há dois meses. De lá para cá optou pelo silêncio e reclusão na residência oficial de Brasília onde pouco saiu.


Leia mais sobre: / / Política