A Diagnóstico Pesquisas de Comportamento levantou dados, na última semana, sobre a avaliação da gestão deixada pelo ex-prefeito Zezinho Vieira, em Goiatuba. A análise, realizada com 330 eleitores, entre os dias 2 e 3 de janeiro, apontou alto percentual de aprovação em relação ao político e ele desponta como forte candidato a deputado estadual da região.
O relatório da pesquisa informa que 95,2%, dos eleitores consultados na pesquisa aprovam a última administração de Zezinho. Somente 3,3%, dos entrevistados desaprovam a gestão dele e 1,5%, não souberam opinar.
Gestão bem avaliada.
Na avaliação da gestão encerrada em dezembro, 67,3% dos entrevistados opinaram que a administração deixada por Zezinho como ótima. Para 27,3% dos eleitores, o ex-prefeito fez um bom trabalho à frente da prefeitura. Os percentuais são considerados altos e confirmam a boa imagem da administração. Apenas 0,6%, avaliaram a atuação do político como péssima e 1,5%, apontaram para uma gestão ruim deixada por Zezinho. Já 11, 3,3%, avaliaram a atuação do ex-prefeito como regular.
O índice de aprovação pode levar o político à conquista de uma vaga no parlamento estadual e já desponta como um dos nomes fortes da região sul e a sondagem questionou aos eleitores a respeito do pleito de 2026. Dos entrevistados, 92,1%, disseram que Zezinho deveria se candidatar a deputado estadual. Apenas 6,4%, avaliaram a hipótese como negativa, 1,5%, não opinaram, segundo a pesquisa Diagnóstico.
Diante da possibilidade da candidatura, 93,3%, responderam que votariam no ex-prefeito para ocupar o cargo no Poder Legislativo estadual. Outros 5,8%, disseram que não votariam em Zezinho, e 0,9%, não souberam opinar.
Obras
O levantamento ainda questionou os eleitores a respeito das principais obras realizadas pela Prefeitura de Goiatuba durante a gestão de Zezinho. As áreas asfáltica e da saúde aparecem empatadas, 24,2% (80 votos, cada), seguido de feiras, com 9,7% (32 votos).
Na sequência, estão: creches, 5,8% ; praças, 2,1%; centro dos autistas, 1,5%; infraestrutura, 1,5%; pista de skate, 1,5%; educação, 0,9% ; lar dos idosos, 0,9%; PSF, 0,9%; agropecuária, 0,6%; limpeza Urbana, 0,6%; esportes, 0,3%; estádio, 0,3%; e rodovias, 0,3%. Não souberam opinar, 24,2%.
Metodologia
A pesquisa, quantitativa, foi aplicadapela empresa Diagnóstico no município nos dias 2 e 3 de janeiro, com a utilização de instrumentos estruturados (questionários), com o objetivo de mensurar e permitir o teste de hipóteses.
Apenas um morador foi consultado por residência. A margem de erro da análise é de 5,4 pontos percentuais, para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. Foram consideradas para cotas as variáveis sexo, faixa etária, grau de instrução e zona eleitoral.
Leia mais sobre: Alego / Eleições 2026 / Goiatuba / Política