16 de abril de 2024
Posse

Com a presença de Lula, Dilma toma posse como presidente do Banco dos Brics, na China

O mandato de Dilma como presidente do banco dos Brics vai até julho de 2025
Dilma Rousseff e Lula. (Foto: Ricardo stuckert / Ag. Brasil)
Dilma Rousseff e Lula. (Foto: Ricardo stuckert / Ag. Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou, nesta quinta-feira (13), da cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como banco do Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Durante discurso, Lula disse que a posse de uma mulher à frente de um banco global por si só é um fato extraordinário, mas que “a importância histórica deste momento vai mais além”.

“Dilma Rousseff pertence a uma geração de jovens que nos anos 70 lutaram para colocar em prática o sonho de um mundo melhor – e pagaram caro, muitos deles com a própria vida”, disse o presidente.

Lula ainda destacou que as necessidades de financiamento não atendidas dos países em desenvolvimento continuam enormes e que a falta de reformas efetivas das instituições financeiras tradicionais limita o volume e as modalidades de crédito dos bancos já existentes.

“O Novo Banco de Desenvolvimento tem um grande potencial transformador, na medida em que liberta os países emergentes da submissão às instituições financeiras tradicionais, que pretendem nos governar, sem que tenham mandato para isso”, afirmou.

Lula tem um dia de agenda lotada na China, com a fábrica da gigante de tecnologia chinesa Huawei e encontros com políticos. Ainda hoje, o presidente embarca para Pequim.

Vale lembrar que o mandato de Dilma como presidente do banco dos Brics vai até julho de 2025. Ela foi indicada ao cargo pelo governo Lula. Nas últimas semanas, Dilma participou de reuniões do banco.

Durante o discurso de posse, Dilma ressaltou que se sentia orgulhosa de ter tido a oportunidade de sediar em Fortaleza a cúpula que deu origem ao banco dos Brics, em 2014.


Leia mais sobre: / / Política

Leonardo Calazenço

Jornalista - repórter de cidades, política, economia e o que mais vier! Apaixonado por comunicação e por levar a notícia de forma clara, objetiva e transparente.