13 de abril de 2024
Publicado em • atualizado em 13/09/2017 às 01:32

Vila Nova já disputou 4 vezes o Campeonato Brasileiro da Série A

Parte do time do Vila Campeão do Goiano em 1980 disputou o Brasileirão
Parte do time do Vila Campeão do Goiano em 1980 disputou o Brasileirão

Está errado quem afirma que o Vila Nova Futebol Clube nunca participou da elite do futebol nacional. A equipe colorada já esteve em quatro oportunidades na principal divisão do Campeonato Brasileiro.

Vou trazer detalhes e informações que comprovam a presença colorada em 1980, 1981, 1983 e 1985.

O futebol goiano entrou no cenário nacional em 1973 com o Goiás Esporte Clube sendo o nosso primeiro representante na competição. Até 1979 o Brasileirão não tinha divisões, o país vivia a era dos militares e um certame único atendia a reivindicação da ditadura.

Nesse período além do Goiás – Vila, Atlético, Goiânia e outros clubes também fizeram parte do Campeonato Brasileiro.

Mas em 1980 vieram as Taças de Ouro, que hoje chamamos de Série A e a Taça de Prata, conhecida nos dias atuais como Série B.

Na primeira edição nesses moldes, o nosso estado teve três times: Vila Nova, Goiás e Goiânia. O Tigrão terminou na 36ª colocação na competição que reunia 44 times e que foi conquistada pelo Flamengo. O Campeonato era dividido em grupos e o Vila enfrentou alguns gigantes na fase de classificação o Fluminense, Palmeiras e Atlético Mineiro.

1981: A equipe colorada terminou a Taça de Ouro na 40ª posição e enfrentou na 1ª Fase o Vasco da Gama e Internacional.

1983: O Vila Nova disputou a elite do Campeonato Brasileiro que foi um sucesso com o Flamengo de Zico conquistando o título diante do Santos no Maracanã. De 44 times o Tigrão foi o 25º colocado e encarou São Paulo e Atlético Mineiro.

Seu último ano na principal divisão de um Campeonato Brasileiro foi em 1985. O Vila Nova caiu em um grupo com times pequenos e acabou não realizando uma boa campanha.

A partir de 1987 com a criação da Copa União, o Brasileirão passa a ter apenas o Goiás como representante entre os grandes clubes e isso não mudou até 2010, quando o Atlético Clube Goianiense conquistou o acesso para a hoje Série A, antigamente chamada Taça de Ouro.