20 de maio de 2022
Publicado em

Rogério Cruz é reconhecido por 88,2% dos eleitores, diz pesquisa Diário de Goiás/Grupom

De acordo com o prefeito Rogério Cruz, novo Plano Diretor de Goiânia será encaminhado aos vereadores "ainda esta semana" (Foto: Fernando Leite/Prefeitura de Goiânia)
De acordo com o prefeito Rogério Cruz, novo Plano Diretor de Goiânia será encaminhado aos vereadores "ainda esta semana" (Foto: Fernando Leite/Prefeitura de Goiânia)

O Diário de Goiás e o Grupom Consultoria e Pesquisa iniciam uma parceria de divulgação de pesquisas com foco na cidade de Goiânia para identificar a opinião dos eleitores sobre diversos temas. A primeira rodada da série ouviu 2.369 pessoas e avalia o grau de conhecimento do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). O levantamento foi feito entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.

O Grupom e o Diário de Goiás quiseram medir primeiro o grau de conhecimento da população goianiense sobre o prefeito Rogério Cruz, já que ele foi eleito na esteira de Maguito Vilela (MDB) e assumiu o Paço Municipal com a morte decorrente da Covid-19 do emedebista. “Anteriormente, antes de nós iniciarmos essa pesquisa, nós recebíamos informações até dos profissionais da comunicação de que o prefeito era desconhecido, que ele veio de fora e ninguém sabia quem ele era e aí em função disso, nós criamos duas perguntas fundamentais”, explica o diretor do Instituto Grupom, Mário Rodrigues Filho.

Quando a pesquisa apresentou a foto de diversos políticos, os entrevistados que disseram reconhecer Rogério Cruz chegaram a 88,2%. Outros políticos também foram identificados, como o gestor de Aparecida, Gustavo Mendanha (ex-MDB), o presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo (PATRI) e o ex-governador de Goiás, José Eliton (PSDB). Apenas 3,2% não responderam e 8,9% não reconheceram a foto do gestor municipal.

Continua após a publicidade

“O índice dele, de reconhecimento da foto foi excepcional, porque quando começou a campanha, o prefeito Rogério Cruz era vice-prefeito e não aparecia na campanha, e aí, tomou posse, em função disso, percebemos que esse resultado excepcional foi o impacto da morte do político Maguito Vilela que faleceu quinze dias depois de assumir a prefeitura de Goiânia”, ponderou Mário.

Qual o nome do prefeito?

Quando os entrevistados são questionados sobre o nome do prefeito 81,5% deles citam logo o do republicano, 10,0% não quiseram responder. 5,5% não sabiam ou sequer lembravam e 1,1% mencionaram nomes de outras pessoas de forma pejorativa. “São pessoas que conhecem o prefeito mas não gostam dele e aí o chamam de maneira pejorativa”, avaliou.

90,2% do público masculino acertou o reconhecimento da foto do prefeito. 86.4% do público feminino entrevistado pontuaram corretamente. Apesar do reconhecimento da foto ter sido maior entre os homens, a pesquisa pontuou que as mulheres acertam a grafia do nome do gestor: 84,4% contra 78,4% do público masculino. De acordo com o Instituto Grupom, é neste público a maior parte das citações pejorativas ao prefeito.

Continua após a publicidade

De acordo com o Grupom os percentuais das respostas isoladas são teoricamente “insignificantes do ponto de vista estatístico, é importante ressaltar o comportamento hora de jogo de palavras, hora jocoso e hora ofensivo empregado em concordância com o nome do Prefeito”. São pessoas que conhecem o prefeito “e conscientemente decidiram expressar a sua opinião acerca do mandatário”.

Religião e opinião

A pesquisa ainda mensurou o perfil demográfico dos entrevistados e chama a atenção quando a classificação é filtrada pela religiosidade. O prefeito Rogério Cruz é bem reconhecido tanto por católicos (91,9%) quanto por evangélicos (91,5%). Moradores da região leste também conhecem melhor o prefeito com 94,0% dos entrevistados apontando o nome do republicando corretamente.

Metodologia

A pesquisa ouviu 2.369 eleitores acima de 18 anos que possuem email entre 20/12/21 e 20/01/21. A coleta de dados foi feita por questionário estruturado utilizado CAWI.

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista político.