14 de junho de 2024
Publicado em • atualizado em 14/05/2024 às 16:19

Relatório confirma que Rogério Cruz fez mais recapeamento que Iris Rezende

Em entrevista ao editor do Diário de Goiás, Altair Tavares, prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), aborda paralisação de prefeitos e reforma tributária. Foto: Secom Goiânia
Em entrevista ao editor do Diário de Goiás, Altair Tavares, prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), aborda paralisação de prefeitos e reforma tributária. Foto: Secom Goiânia

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (SOLIDARIEDADE), perdeu o medo de fazer comparação mais direta entre seu governo e as gestões anteriores de Iris Rezende e Paulo Garcia, durante entrevista exclusiva ao Diário de Goiás. Na segunda (13/04), sentado na cadeira do gabinete onde atendia no Mutirão no Setor Buena Vista, indicou que as gestões anteriores também enfrentaram crise da gestão da coleta de lixo na cidade. Em outros momentos, já evidencia que recapeou mais ruas que Iris Rezende. O programa é uma das maiores obras em andamento pela gestão municipal.

Nos dois programas de recapeamento (um de 630 Km e outro de 500 Km), o relatório da secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) indica que a gestão de Cruz foi a que mais executou as obras.

Até o final da atual gestão, planeja a SEINFRA, a prefeitura terá feito o recapeamento de mais de 1,3 mil quilômetros de asfalto novo para a população. O primeiro, lançado na gestão anterior de Iris Rezende (630 KM), teve a execução de mais de 80% do total na gestão do prefeito Rogério Cruz. 

Dados da mesma secretaria indicam que entre Janeiro de 2021 e Março de 2024, o programa 630 KM revitalizou 308 vias em 36 bairros. Dos 85,46% executados do programa até agora (538,42 KM), 80,01% foram feitos na atual gestão, ou seja, 423,38 KM. Atualmente, o programa é executado na reconstrução asfáltica da Avenida Perimetral Norte.

Desde o dia 2 de maio, máquinas e equipes trabalham no trecho 4 da via, compreendido entre a Rua Eurico Viana e o Complexo Viário Iris Rezende Machado. Ainda estão previstas a reconstrução asfáltica dos trechos 5 (Avenida Eurico Viana, no Jardim Diamantina, até a Avenida Hermínio Perné Filho, na Vila Maria Dilce) e 6 (Avenida Hermínio Perné Filho, na Vila Maria Dilce, até a GO-070, no Bairro Capuava).

Já o programa 500 Km, lançado pelo prefeito Rogério Cruz dentro do Programa Goiânia Adiante, já fez a requalificação asfáltica de 491 vias, em 140 bairros de Goiânia. Já foram executados 64,86% do programa (324,29 KM) em todas as regiões da cidade. Foi através deste programa que a administração do prefeito Rogério fez a reconstrução asfáltica de importantes avenidas de Goiânia, como a T-9, a Independência, e a 85 (que está na segunda fase da reconstrução) e Avenida 24 de Outubro.

Denes Pereira, da SEINFRA, reforçou que “o asfalto de Goiânia tinha, em média, 30 anos, em alguns bairros, como o Setor Aeroporto, por exemplo”. Daí, a necessidade de recapeamento no local e diversas outras ruas da cidade.

Outras obras de asfaltamento 

Além dos dois programas, a Seinfra já realizou cerca de 200 km de asfalto em diferentes bairros da cidade, via administração direta. Fez ainda, em parceria com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, o recapeamento da Avenida Rio Verde, do Terminal do Cruzeiro à GO-040. “Vamos terminar esta administração com mais de 1,3 mil quilômetros de asfalto novo e de qualidade para quem mora na capital, trazendo mais qualidade de vida e segurança para a população”, comemora o prefeito Rogério.

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .